Defesa Civil de Mariana reforça risco de deslizamentos após tempestades: ‘Estado de alerta’

Defesa Civil de Mariana reforça risco de deslizamentos após tempestades: 'Estado de alerta'

A Defesa Civil de Mariana, através de seu chefe Webert Stopa, usou os canais oficiais da Prefeitura para comunicar sobre a possibilidades de deslizamentos nas áreas de risco do município. Segundo as autoridades, o grande volume de chuvas dos últimos dias e semanas encharcou o solo, necessitando de um ‘estado de alerta’ permanente até pelo menos o próximo sábado (11), quando o período chuvoso mais severo deve se encerrar.

Ontem (08), o jornal Geraes já havia repercutido a fala de Stopa sobre a situação do município durante a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que gera essas tempestades moderadas e fortes no período da tarde e noite. Desta vez, o representante do órgão voltou a pedir atenção com as áreas de risco, destacando o trabalho da Prefeitura no apoio as famílias afetadas.

Veja o vídeo do alerta da Defesa Civil de Mariana:

Segundo Stopa, apenas nos nove primeiros dias de janeiro, Mariana registrou um acumulado de mais de 179 mm de chuva, ultrapassando metade da média climatológica do mês. “Com isso, nosso solo está extremamente saturado e encharcado, aumentando o risco de deslizamentos em áreas vulneráveis e inundações em regiões ribeirinhas”, afirmou o chefe da Defesa Civil em vídeo divulgado no Instagram da Prefeitura.

Leia também:

O representante do órgão também revelou que, na última noite, uma família precisou ser retirada de sua residência devido ao risco de desabamento. A família foi encaminhada para a casa de parentes, enquanto a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, organiza um abrigo provisório no Centro de Convenções para atender emergências futuras.

As autoridades reforçaram o pedido de atenção às áreas de risco e a importância de manter a população informada. “Pedimos à população que fique em estado de alerta. As equipes da Prefeitura estão trabalhando para resolver os problemas e transtornos causados pelas chuvas, destacou Stopa.

De acordo com o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE), as chuvas devem continuar até o dia 11, com intensidade variando de moderada a forte.

Canais de emergência:

  • Defesa Civil: (31) 99944-3883 / (31) 99647-4625
  • Guarda Civil Municipal: (31) 97139-6537 / 0800 031 0034

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o  Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

4 Thoughts to “Defesa Civil de Mariana reforça risco de deslizamentos após tempestades: ‘Estado de alerta’”

  1. […] Defesa Civil de Mariana reforça risco de deslizamentos após tempestades: 'Estado de alerta&#… […]

  2. […] Defesa Civil de Mariana reforça risco de deslizamentos após tempestades: 'Estado de alerta&#… […]

  3. […] Defesa Civil de Mariana reforça risco de deslizamentos após tempestades: 'Estado de alerta&#… […]

  4. […] Defesa Civil de Mariana reforça risco de deslizamentos após tempestades: ‘Estado de alerta’ […]

Leave a Comment