Nada se perde: Lixo vira arte em exposição em Mariana

Nada se perde: Lixo vira arte em exposição em Mariana

A Associação de Arte e Cultura Acotirene, em Mariana, apresenta a exposição “Nada se perde, tudo se cria”, que pode ser visitada na sede da associação, localizada na Rua Dom Silverio, 426 – Centro, das 9h às 17h. O evento destaca a transformação de materiais descartados em peças artísticas voltadas à cultura afro-brasileira.

O projeto tem como principal objetivo mostrar que materiais descartados podem ganhar novos significados e se transformar em arte. O presidente da Acotirene e artista plástico, Aluísio Augusto, destaca que a exposição reforça a importância do reaproveitamento e da sustentabilidade, sempre com um olhar voltado para a cultura afro-brasileira. “É uma exposição que a gente faz no intuito de reaproveitar material, tanto material de obras, bijuterias e aberto ao público. Porém, nossa exposição é sempre voltada para o afro-brasileiro, para a cultura afro”, explica.

Os visitantes poderão conferir uma variedade de peças que foram produzidas a partir de materiais como bacias, ferramentas antigas, madeiras e até bateias, utensílio usado para garimpo. “Uma bateia foi transformada em uma tela onde pintamos um rio e um garimpeiro, reforçando a história da nossa região. Os palitos de cabelo foram feitos com madeira reaproveitada e, hoje, nosso carro-chefe são as caixinhas com bijuterias, feitas a partir de materiais reutilizados”, conta o artista.

Leia também:

Reconhecimento e impacto cultural

A Associação Acotirene tem um papel essencial na preservação e difusão da cultura afro-brasileira em Mariana desde sua fundação, em 2003. Em 2024, a instituição recebeu um reconhecimento significativo ao ser declarada de utilidade pública municipal. O título foi concedido por meio do Projeto de Lei n.º 98/2024, de autoria do vereador Marcelo Macedo. Com isso, a Acotirene poderá acessar recursos públicos para ampliar suas atividades culturais e fortalecer sua atuação na comunidade.

“Esse reconhecimento é muito importante para nós, pois nos permite continuar desenvolvendo projetos que valorizam a arte afro-brasileira e o reaproveitamento de materiais”, afirma Aluísio Augusto.

A exposição “Nada se perde, tudo se cria” é uma oportunidade para que moradores de Mariana e turistas conheçam mais sobre arte sustentável e cultura afro-brasileira. Além de admirar as peças expostas, os visitantes terão a chance de aprender sobre as técnicas utilizadas no processo de criação e refletir sobre a importância da reutilização de materiais.

Aluísio reforça o convite: “Quem nunca viu, venha ver; e quem já viu, volte para ver. Nosso objetivo é trocar conhecimentos e mostrar que a arte pode surgir de qualquer material, basta criatividade e consciência”.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Nada se perde: Lixo vira arte em exposição em Mariana”

Leave a Comment