Nos filmes a patinação no gelo é uma tradição da cultura americana quando chega o Natal, e a partir deste ano, também será uma tradição de Itabirito. A Prefeitura anunciou que uma das atrações do Natal Iluminado de 2024 será uma pista ‘congelada’, feita para quem curte andar de patins. O anúncio se deu em um vídeo espirituoso nas redes.
A pista de patinação no gelo de Itabirito será instalada na Área do Julifest, na Praça dos Inconfidentes. Segundo informações da Prefeitura, o espaço já está em fase de montagem. A inauguração do espaço deve ser anunciada em breve.
O Natal Iluminado é uma realiação da CDL Itabirito, gestão da Adesita, e tem como apoiador principal a Prefeitura Municipal de Itabirito, que é responsável pelo investimento em iluminação e decoração da cidade, programação cultural e outros.
A TRADIÇÃO DA PATINAÇÃO NO GELO
Leia mais:
- Confira a programação completa da 32ª Festa da Jabuticaba, em Ouro Preto
- Fóssil humano de mais de 10 mil anos faz parte do acervo do Museu de Ciência e Técnica da UFOP
Antes de chegar na Região dos Inconfidentes através do Natal Iluminado de Itabirito, a tradição da patinação no gelo já é quase milenar em sociedades que lidam com a neve e com os lagos congelados. Os povos antigos, como os escandinavos e os habitantes da região que hoje é a Finlândia, usavam ossos de animais afiados amarrados aos pés para deslizar no gelo, facilitando a travessia de longas distâncias em terrenos congelados.
A patinação artística, com elementos de dança e movimentos acrobáticos, teve suas primeiras competições oficiais no século XX e se tornou parte dos Jogos Olímpicos em 1908.
No Brasil, fontes registram que a primeira montagem de uma pista de gelo no palácio Fazendinha, em Petrópolis (RJ) na década de 50.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.