Após 11 anos, obras da UBS Rosário em Mariana terão continuidade

Após 11 anos, obras da UBS Rosário em Mariana terá continuidade

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Alto Rosário, em Mariana, terá as obras retomadas após mais de uma década de espera. A construção, iniciada em 2015, foi paralisada por falta de repasses integrais de recursos previstos pelo Governo de Minas Gerais, provenientes da Resolução nº 4.149/2014 da Secretaria de Estado de Saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS).

O processo licitatório para a conclusão foi publicado pela Prefeitura de Mariana. Serão utilizados R$ 1.995.562,16, valor aprovado pela Câmara Municipal, para aproveitar a estrutura existente, construída em steel frame, o que deve reduzir custos e agilizar os trabalhos.

Segundo o prefeito Juliano Duarte, a retomada só foi possível após negociação com o Governo de Minas para recuperar os recursos necessários. “Onze anos de espera. Enfim, a comunidade do bairro Rosário terá a sua UBS. Essa obra é proveniente de recursos do Governo do Estado. À época, o Governo do Estado deixou de enviar recursos. Fomos ao Estado, conseguimos o recurso e, finalmente, publicamos hoje a licitação para a conclusão definitiva das obras da unidade básica de saúde do bairro Rosário”, disse.

Leia também:

De acordo com registros do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), a ausência de repasses integrais prejudicou diretamente a conclusão da obra. A paralisação deixou a comunidade sem o equipamento público previsto para atendimento básico de saúde.

Com a retomada, a UBS do Alto Rosário deverá oferecer consultas médicas, atendimento odontológico, acompanhamento de doenças crônicas, vacinação, exames preventivos e ações educativas de promoção à saúde. O espaço também servirá como porta de entrada para encaminhamentos dentro da rede do SUS e poderá contar com atendimento domiciliar para pacientes com dificuldade de locomoção.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment