Uma nova etapa das obras no Morro da Forca foi iniciada em Ouro Preto. No dia 13 de março, a empresa responsável pela execução das obras iniciou a fase de mobilização, realizando as instalações necessárias e levando os maquinários até o local.
Após esse período, as obras de drenagem foram iniciadas. Nessa nova etapa das intervenções, um sistema completo de drenagem pluvial está sendo executado no topo da encosta.
Esse sistema realizará a captação e o escoamento não apenas das águas superficiais, mas também de camadas mais internas do solo. Posteriormente, essas águas serão redirecionadas para uma escada hidráulica, com o objetivo de diminuir sua força. Esse processo termina com as águas pluviais indo em direção à rede já existente na Rua Pacífico Homem, que possui uma rede ainda mais robusta do que a Rua Xavier da Veiga, que seria a primeira opção anteriormente.
Essas ações vão evitar que o acúmulo das águas pluviais possa deixar o terreno instável, devolvendo a normalidade do trânsito e da vida social do município.
Vale destacar que as obras são de responsabilidade do Governo do Estado. Questões burocráticas como fiscalização, utilização dos recursos e contratação da empresa executora das obras também são de total responsabilidade do governo mineiro.
Desde o início dos trâmites, a Prefeitura teve um papel de alinhamento entre os poderes. A atual gestão trabalhou em consonância com a Caixa Econômica Federal, o Ministério das Cidades e o Governo do Estado, principalmente no que diz respeito à liberação de recursos financeiros.
Leia também:
- Vereador propõe cozinha solidária no centro de Ouro Preto
- Tarifa do táxi lotação é reajustada em Ouro Preto
Essa atual etapa está orçada em R$ 626.501,25 (seiscentos e vinte e seis mil, quinhentos e um reais e vinte e cinco centavos) e possui previsão de término em três meses (90 dias).
Sobre a próxima etapa da drenagem do Morro da Forca em Ouro Preto
Após a etapa de drenagem em toda área superior do Morro, será executado a obra de contenção na face onde houve o deslizamento, com a indicação inicial da instalação uma malha dimensional e a injeção de tirantes que chegam até a rocha firme, impedindo novos problemas.
Já na base do talude, será feito um gabião, configurando uma estrutura menos complexa para visando o escoramento de qualquer tipo de material que possa carrear e evitando causar algum tipo de risco.
Todo esse conjunto de ações colocará um ponto final nos problemas da encosta, mesmo em períodos de chuvas intensas.
Com a já conclusão dos estudos e ensaios geotécnicos, os projetos para a segunda etapa estão em fase de finalização em parceria com a Prefeitura. A previsão é que essa nova fase das intervenções seja contratada ainda em 2024 pelo Governo do Estado, que é o responsável por todas as ações referentes às obras no local.
Texto: Túlio Dutra / Revisão: Victor Stutz
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
[…] Primeira etapa das obras no Morro da Forca é iniciada em Ouro Preto […]