Mineração ilegal: Deputado revela desdobramentos da Operação Rejeito

Mineração ilegal: Deputado revela desdobramentos da Operação Rejeito

O deputado estadual Leleco Pimentel (PT) realizou coletiva em Ouro Preto nesta segunda-feira (29), no escritório do Juntos Para Servir, com a presença do deputado federal Padre João (PT). O parlamentar apresentou desdobramentos da Operação Rejeito, denunciou monitoramento político e criticou a forma como uma lista de nomes monitorados pela organização criminosa foi usada em redes sociais.

Segundo Leleco, lideranças que participaram de audiências públicas contra a mineração ilegal foram injustamente expostas. “Muitos que tiveram o nome divulgado estão indignados por serem alvo de uma quadrilha criminosa que age dentro do Estado, envolvendo mineração, poluição e corrupção”, afirmou. Ele destacou que circulam informações falsas associando essas pessoas ao esquema, o que já teria causado danos pessoais, familiares e profissionais.

O deputado também exigiu rapidez nas investigações. “O que pedimos à Polícia Federal e à Assembleia é a continuidade da operação, que deve prender mais envolvidos nesse esquema criminoso de liberação de mineração e de ataque à dignidade das comunidades”, declarou.

Leia também:

Padre João reforçou que a reação precisa ser coletiva diante das violações. “Houve invasão de privacidade de lideranças e uma comunicação irresponsável que não distinguiu criminosos de quem historicamente defende o meio ambiente e atividades sustentáveis”, pontuou. Ele também cobrou que a imprensa tenha mais responsabilidade ao divulgar listas sem apuração aprofundada.

A coletiva ocorreu após denúncias protocoladas por Leleco na Polícia Federal. O parlamentar relatou ter sido alvo de grampo em seu celular, além de citar que a lista encontrada coincide com os convidados de sua audiência pública sobre a Serra do Botafogo, em Ouro Preto. A Polícia Federal foi acionada para instaurar inquérito e adotar medidas de proteção.

A Operação Rejeito investiga extração ilegal, corrupção e fraudes em licenças ambientais em Minas Gerais. Já resultou em 22 prisões, bloqueio de mais de R$ 1,5 bilhão em bens e afastamento de agentes públicos suspeitos de facilitar ilegalidades.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

11 Thoughts to “Mineração ilegal: Deputado revela desdobramentos da Operação Rejeito”

  1. […] Mineração ilegal: Deputado revela desdobramentos da Operação Rejeito […]

  2. […] Mineração ilegal: Deputado revela desdobramentos da Operação Rejeito […]

  3. […] Mineração ilegal: Deputado revela desdobramentos da Operação Rejeito […]

  4. […] Mineração ilegal: Deputado revela desdobramentos da Operação Rejeito […]

  5. […] Mineração ilegal: Deputado revela desdobramentos da Operação Rejeito […]

  6. […] Mineração ilegal: Deputado revela desdobramentos da Operação Rejeito […]

  7. […] Mineração ilegal: Deputado revela desdobramentos da Operação Rejeito […]

  8. […] Mineração ilegal: Deputado revela desdobramentos da Operação Rejeito […]

  9. […] Mineração ilegal: Deputado revela desdobramentos da Operação Rejeito […]

  10. […] Mineração ilegal: Deputado revela desdobramentos da Operação Rejeito […]

Leave a Comment