Ouro Branco terá Centro de Acolhimento e UBS para Cães e Gatos

Ouro Branco terá Centro de Acolhimento e UBS para Cães e Gatos

A Prefeitura de Ouro Branco assinou um acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para implantar e colocar em funcionamento um Centro de Acolhimento Transitório e Adoção (CATA) de cães e gatos e uma Unidade Básica de Saúde Veterinária (UBSVet). O Termo de Compromisso Positivo (TCP)  foi assinado ontem (05), e determina que o município terá seis meses para elaborar os projetos técnicos, com o funcionamento integral  até 5 de outubro de 2026.

Os projetos devem ser assinados por profissionais habilitados e deverão incluir cronogramas de execução e planilhas orçamentárias, seguindo as normas da Política de Manejo Ético Populacional de Cães e Gatos em Minas Gerais. Esse compromisso inclui ações essenciais como vacinação, castração, controle populacional, eutanásia em casos estritamente necessários, e identificação da população animal, além de um manejo responsável dos equipamentos públicos de saúde.

Ouro Branco terá Centro de Acolhimento e UBS para Cães e Gatos
O momento da assinatura do termo. Foto: Ministério Público de Minas Gerais.

Além disso, os novos serviços devem implementar um sistema de controle com bancos de dados dos atendimentos realizados, facilitando futuras fiscalizações. A Prefeitura também será responsável pela contratação de técnicos especializados, sendo exigido conteúdo sobre ética animalista nos processos seletivos.

Leia também:

O acordo contempla ainda protocolos detalhados para o encaminhamento de animais à adoção, incluindo entrevistas prévias com os adotantes, e para a devolução de cães comunitários em situação de rua, que passarão por tratamentos preventivos e corretivos. Como parte das medidas, o município também se compromete a instalar comedouros e bebedouros em espaços públicos, garantindo o bem-estar dos animais que circulam pela cidade.

Informações do Ministério Público de Minas Gerais.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe

Notícias relacionadas

Leave a Comment