A Prefeitura de Ouro Branco assinou um acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para implantar e colocar em funcionamento um Centro de Acolhimento Transitório e Adoção (CATA) de cães e gatos e uma Unidade Básica de Saúde Veterinária (UBSVet). O Termo de Compromisso Positivo (TCP) foi assinado ontem (05), e determina que o município terá seis meses para elaborar os projetos técnicos, com o funcionamento integral até 5 de outubro de 2026.
Os projetos devem ser assinados por profissionais habilitados e deverão incluir cronogramas de execução e planilhas orçamentárias, seguindo as normas da Política de Manejo Ético Populacional de Cães e Gatos em Minas Gerais. Esse compromisso inclui ações essenciais como vacinação, castração, controle populacional, eutanásia em casos estritamente necessários, e identificação da população animal, além de um manejo responsável dos equipamentos públicos de saúde.
Além disso, os novos serviços devem implementar um sistema de controle com bancos de dados dos atendimentos realizados, facilitando futuras fiscalizações. A Prefeitura também será responsável pela contratação de técnicos especializados, sendo exigido conteúdo sobre ética animalista nos processos seletivos.
Leia também:
- Falta de manutenção do Campo da Água Limpa é pauta na Câmara de Ouro Preto
- Natal de Luz de Mariana: final de semana será de programação cultural no Jardim
O acordo contempla ainda protocolos detalhados para o encaminhamento de animais à adoção, incluindo entrevistas prévias com os adotantes, e para a devolução de cães comunitários em situação de rua, que passarão por tratamentos preventivos e corretivos. Como parte das medidas, o município também se compromete a instalar comedouros e bebedouros em espaços públicos, garantindo o bem-estar dos animais que circulam pela cidade.
Informações do Ministério Público de Minas Gerais.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe
O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.