Ouro Preto avança em projeto de acessibilidade urbana

A Prefeitura de Ouro Preto recebeu, nesta quarta-feira (25), o especialista em acessibilidade nos ambientes urbanos e arquitetônicos Eduardo Ronchetti, referência nacional e internacional na área, para um momento de troca de experiências e construção de soluções voltadas à inclusão nas cidades com patrimônio histórico.

Durante o encontro, foi discutido um projeto amplo de acessibilidade para Ouro Preto, com o objetivo de alinhar as exigências de preservação com a necessidade de garantir mobilidade para todos os cidadãos. A palestra reuniu representantes técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, da Secretaria de Patrimônio, além do chefe de gabinete Zaqueu Astoni.

Segundo o prefeito Angelo Oswaldo (PV), a presença de Ronchetti representa um passo importante no planejamento de políticas públicas inclusivas. “Eduardo Ronchetti de Castro é um dos maiores especialistas brasileiros, internacionalmente reconhecido. Nós vamos continuar estudando e analisando um grande projeto que queremos implantar em Ouro Preto de acessibilidade. É o momento de estarmos preparados com projetos adequados e investimentos para tornar Ouro Preto acessível a todos”, destacou.

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Camila Sardinha, também celebrou a iniciativa. “Foi uma discussão extremamente importante para a cidade de Ouro Preto. Estamos pensando nos encaminhamentos para uma discussão mais profunda e, junto com o Eduardo, buscar soluções e ações pontuais para avançar na acessibilidade urbana”, afirmou.

Leia também:

Durante sua fala, Eduardo Ronchetti reforçou a possibilidade de conciliar preservação histórica com acessibilidade. “Acredito que é possível, sim, conseguirmos esse equilíbrio entre o patrimônio e a acessibilidade”, disse o especialista.

A proposta da gestão é desenvolver um plano de ação concreto, com projetos técnicos e investimentos direcionados, respeitando as características do centro histórico e as normas de preservação, mas garantindo o direito de ir e vir com dignidade para todas as pessoas.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment