Ouro Preto atinge recorde histórico com mais de 20 mil empregos formais

Ouro Preto atinge recorde histórico com mais de 20 mil empregos formais

Ouro Preto alcançou em junho de 2025 o maior número de empregos com carteira assinada de sua história. De acordo com o Relatório Mensal do Mercado de Trabalho, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia a partir de dados do CAGED, o município chegou a 20.302 vínculos formais ativos, superando a marca registrada antes da pandemia, em janeiro de 2020, quando eram 15.388 trabalhadores empregados formalmente.

Em comparação com maio deste ano, o crescimento foi de 338 novos postos de trabalho, resultado de 1.259 contratações contra 921 desligamentos, o que representa um saldo positivo de 1,69%.

Desempenho dos setores

O setor da construção civil foi o que mais se destacou no mês de junho, com a criação de 285 novas vagas. Em seguida, vieram a indústria, com 41 postos, e os serviços, que abriram 24 novas oportunidades. Apenas o comércio apresentou retração, com saldo negativo de 21 empregos.

No acumulado dos últimos 12 meses, a cidade registrou 101 novos postos formais. Já a análise de dois anos mostra um crescimento ainda mais robusto: de julho de 2023 a junho de 2025, foram criados 1.571 empregos no município e em seus distritos.

Perfil dos trabalhadores

Os jovens de 15 a 24 anos ganharam espaço no mercado formal. Apenas no último ano, foram abertas 548 vagas para esse público, com destaque para os setores de serviços (277) e indústria (169). Também houve crescimento na contratação de aprendizes, especialmente na indústria e na construção.

Outro ponto de destaque é a valorização dos trabalhadores com ensino superior completo e pós-graduação. No setor de serviços, profissionais com mestrado receberam os maiores salários médios em junho.

Leia também:

Salários e renda

O salário médio mensal em Ouro Preto foi de R$ 2.551,00 em junho de 2025, o maior patamar do ano. Embora os homens ainda recebam, em média, salários superiores aos das mulheres, a renda feminina apresentou variação positiva de 3,15% no último mês, contra 0,76% de aumento entre os homens.

Entre os setores, a indústria continua sendo a área com os maiores salários médios, puxada principalmente pela atividade extrativa. A construção também apresentou bons resultados, enquanto agricultura, comércio e serviços ficaram abaixo da média geral.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Ouro Preto atinge recorde histórico com mais de 20 mil empregos formais”

  1. […] Ouro Preto atinge recorde histórico com mais de 20 mil empregos formais […]

Leave a Comment