A Prefeitura de Ouro Preto, divulgou, em comunicado oficial, que a aplicação das provas, bem como o fechamento dos portões dos locais de aplicação, ocorreu conforme o edital. Desse modo, os candidatos que chegaram atrasados no primeiro final de semana de provas, dias 11 e 12 de março, não poderão refazer os exames.
“O edital ainda determinou, em seu item 9.2.1.1, que os portões seriam abertos em até 01 (uma) hora antes do início das provas e fechados, impreterivelmente, 15 (quinze) minutos antes do início das mesmas, o que ocorreu. Necessário transcrever o item 9.2.1.1, com seus destaques: “9.2.1.1. Os portões serão abertos em até 01 (uma) hora antes do início das provas e fechados, impreterivelmente, 15 (quinze) minutos antes do início das provas.”
Assim, para as provas que se iniciaram às 8h, os portões foram abertos às 07h e fechados às 07h45m. Já para as provas que se iniciaram às 14h, os portões foram abertos às 13h e fechados às 13h45m. E para as provas que se iniciaram às 15h, os portões foram abertos às 14h e fechados às 14h45min.
Observamos que tais informações também estão claras no edital, em seu item 9.2.1, e que o intervalo de 15 (quinze) minutos entre o fechamento dos portões até o início das provas teve por objetivo o deslocamento do candidato da entrada da instituição até o prédio onde realizaria a prova”, diz o comunicado oficial sobre os atrasos”.
Ainda conforme o comunicado, o horário de fechamento dos portões foi registrado documentalmente pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), banca examinadora. Ou seja, junto a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal de Ouro Preto, foi atestado que os locais de prova, tiveram os portões fechados no mesmo horário. A Comissão de Acompanhamento e Fiscalização do Concurso Público 2022 da Prefeitura também atestou a conformidade do horário previsto para o momento do fechamento.
No dia 11 de março estavam inscritos quase 5.000 candidatos e no dia 12, pela manhã, mais de 3.500 candidatos. Ainda no dia 12, à tarde, quase 4.000 candidatos estavam inscritos. A previsão era de quase 12.500 candidatos fazendo a prova no total de 18.900 inscrições.
+ Saneouro não envia representante à audiência pública na ALMG
+ Bombeiros de Mariana resgatam cachorrinho de buraco; veja vídeo
Edital responsabiliza candidato quanto ao trajeto
O comunicado ressalta, ainda, que segundo o edital, toda a questão de mobilidade é de responsabilidade do candidato:
“Enfatizamos, ainda, que sempre houve a preocupação com o deslocamento eficaz dos candidatos nos dias das provas e, por esse motivo, adiamos a sua realização dos meses de Janeiro e Fevereiro de 2023, quando as fortes chuvas ainda assolavam a nossa cidade, para o mês de Março de 2023, quando havia a previsão de melhora no estado climático. Cabe notar, ainda, que essa preocupação está também presente nos seguintes itens do edital, que deixam claro as determinações que deveriam ter sido seguidas pelos candidatos quanto ao horário de início das provas:
“8.3. É de exclusiva responsabilidade do candidato tomar ciência do trajeto até o local de realização das provas, a fim de se evitar eventuais atrasos, sendo aconselhável visitar o local de realização das provas com antecedência.”
“8.4. Não haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausência do candidato.”
“8.5. O não comparecimento às provas ou o atraso do candidato, por qualquer motivo, caracterizará na respectiva desistência no certame e, consequentemente, na eliminação do candidato.”
Já no tocante aos locais das provas, não tivemos conhecimento de nenhum candidato que não tenha realizado o certame por erro de endereço por parte da banca organizadora, salientando que o Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI), onde consta o local de prova, foi disponibilizado 05 (cinco) dias antes da prova, e os seus locais foram publicados no site do IBGP, aba Avisos, no dia 06/03/2023, nos termos do item 8 do edital.
Por fim, necessário informar que a grande maioria dos candidatos compareceu nos horários determinados e, com isso, realizaram normalmente as provas, que transcorreram em todas as instituições sem adversidades e com o fiel cumprimento das regras editalícias.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na Real FM pela editoria de esportes e é apresentadora do Papo de Bola (Escola da Bola) e da Live Jay Sports.
[…] Em comunicado, Prefeitura de Ouro Preto afirma que não houve irregularidades no Concurso Público […]
[…] Em comunicado, Prefeitura de Ouro Preto afirma que não houve irregularidades no Concurso Público […]
No meu comprovante de inscrição, deixaram claro que nenhum candidato poderia entrar com lanche, água e até mesmo caneta, pois, tudo seria fornecido por eles. Isso não aconteceu!!