A cidade de Ouro Preto, com seus distritos e localidades encantadores, tem como uma das bases de subsistência a economia criativa, marcada pelo artesanato, agricultura familiar e outros modos de vida que as populações naturalmente aprenderam a desenvolver. Por isso o Departamento de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em colaboração com profissionais da Universidade Federal de Viçosa (UFV), e em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Diretoria de Economia Criativa e Solidária da Prefeitura de Ouro Preto, apresenta um projeto inovador: a criação do Plano de Desenvolvimento da Economia Criativa (PDEC) para a histórica cidade de Ouro Preto. O projeto ‘Ouro Preto, Cidade Criativa’ já terá uma oficina nesta quarta-feira (28) em Glaura, na Sala do Empreendedor.
A economia criativa refere-se a uma abordagem econômica que valoriza e incentiva a geração de riqueza a partir da criatividade, inovação e expressão cultural. Ela abrange setores nos quais o valor econômico é gerado a partir da criação, produção e distribuição de bens e serviços que têm uma base cultural, artística ou intelectual distintiva.
Dos doces de São Bartolomeu à Pedra Sabão de Santa Rita: o caminho é infinito para o desenvolvimento de uma economia que gire em torno da criatividade de um povo tão naturalmente artístico como o Ouro-pretano. A mãos que costura, talha, desenha e cozinha é parte de um corpo que pode prosperar.
Na sede, as expressões de seu povo estão pulverizadas pelas feiras, barraquinhas e demais comércios. Contudo, o projeto dos pesquisadores e da Prefeitura visa identificar essas pessoas produtoras de riqueza cultural e fornecer caminhos para uma estruturação das diversas formas de expressão do povo de Ouro Preto.
Leia também:
- Conceição Evaristo retorna à Ouro Preto com outros grandes escritores para debater modernismo
- Começa, a partir de amanhã (27), a celebração do Jubileu de Diamante na Paróquia Cristo Rei, em Ouro Preto
Sob a liderança dos professores Alissandra Nazareth, Carolina Lescura e Marcos Knupp da UFOP, juntamente com Magnus Emmendoerfer e Elias Mediotte da UFV, e envolvendo alunos de pós-graduação e graduação dessas instituições, o projeto visa estabelecer diretrizes claras para impulsionar a economia criativa local. Esses especialistas também desempenham papéis ativos na Cátedra da UNESCO em Economia Criativa e Políticas Públicas, coordenada pelo Prof. Magnus Emmendoerfer, garantindo a integração e o alinhamento com as melhores práticas internacionais.
A CONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE OURO PRETO PARA OURO PRETO
O professor Marcos Knupp, em entrevista ao jornal Galilé, explicou que o projeto inclui diversas etapas. A primeira consistiu em um levantamento de dados sobre os produtores relacionados à economia criativa no município. Atualmente, a equipe está na segunda etapa, realizando oficinas de sensibilização e coleta de mais informações por meio de uma metodologia dinâmica.
“Na primeira etapa, realizamos um levantamento de dados em relação aos produtores relacionados à economia criativa no município. Agora, na segunda etapa, com base nesses dados, estamos conduzindo uma sensibilização das pessoas em relação à economia criativa e buscando mais informações dentro de uma dinâmica e metodologia que serão aplicadas durante as oficinas”, destacou Marcos ao Galilé.
O Plano de Desenvolvimento da Economia Criativa vai além de uma estratégia econômica; é um compromisso com a inovação, sustentabilidade e preservação da identidade cultural da cidade. Ouro Preto busca manter seu título como referência em economia e turismo criativo, trabalhando para ser reconhecida como uma cidade criativa pela UNESCO.
OFICINA NA PRÓXIMA QUARTA, NA SALA DO EMPREENDEDOR
No dia 28 de fevereiro, quarta-feira, a Sala do Empreendedor Itinerante estará no distrito de Glaura, com o intuito de orientar e regularizar empreendimentos de todos os portes, repassar informações sobre os cursos do SEBRAE e realizar atendimentos para os empreendedores (as) locais.
Na oportunidade, mediado por professores da UFOP, membros da Cátedra da Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas e equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, acontecerá uma roda de conversa com produtores locais da economia criativa com a finalidade de discutir o Plano de Desenvolvimento da Economia Criativa de Ouro Preto que será implementado.
As oficinas envolvem grupos focais com os produtores locais dos distritos, abrangendo todos os distritos de Ouro Preto. Após essa fase, haverá uma reunião de retorno por eixos, unindo diversos distritos. Knupp destacou a importância de aproveitar o calendário da prefeitura e da Sala do Empreendedor Itinerante para otimizar os esforços.
“Temos algumas agendas junto com a secretaria para unir esforços. Após as visitas aos distritos, junto à Sala do Empreendedor Itinerante, faremos visitas isoladas a alguns distritos que já receberam a Sala no ano passado, como aconteceu em Santa Rita. Então, vamos marcar uma data em breve em Santa Rita para envolver a comunidade. Este é um projeto conectado ao Plano de Desenvolvimento da Economia Criativa em Ouro Preto. Vamos buscar dados, sensibilizar a comunidade e o objetivo é fortalecer a economia criativa no município, dando visibilidade a essa economia que muitas vezes é invisível.Esse é o foco principal do nosso trabalho, organizar uma agenda conjunta para esses produtores, com um Observatório, Laboratórios e iniciativas de articulação para o desenvolvimento da economia criativa no município”, finalizou Marcos Knupp ao Galilé.
A iniciativa em si quer trazer centenas de empreendedores para o centro da discussão sobre produção de valor na cidade. Esses empreendedores que, muitas das vezes, são artistas que precisam apenas de uma oportunidade e de um caminho trilhado para entregar produtos incríveis para quem gosta de entender a cultura como riqueza. Portanto, participe da oficina da próxima quarta-feira (28) em Glaura.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.