Ouro Preto: Lilian França publica nota após discussão com Vantuir

Ouro Preto: Lilian França publica nota após discussão com Vantuir

Lilian França (PP), vereadora de Ouro Preto, também se pronunciou através de nota oficial após a discussão com o vereador Vantuir (Avante), na última terça-feira (1). A parlamentar acusou a atitude do presidente da Casa de Leis de machismo e misoginia ao ter sua presença questionada em uma reunião. O vereador contesta.

No pronunciamento, Lilian afirma que o que ocorreu foi “violência politica de gênero, uma realidade que ainda limita a atuação de muitas mulheres na vida pública”.

Ela completa afirmando que “misoginia não é apenas discurso de ódio; ela também se revela em gestos que desvalorizam, isolam ou silenciam as mulheres. E é nosso dever combatê-la com coragem e responsabilidade”.

Por outro lado, Vantuir atribuiu o conflito a um erro de comunicação. Ele alega que para esse encontro ele convidou “alguns vereadores para uma reunião a fim de tratar de assuntos diversos, habituais e recorrentes em quaisquer atividades parlamentares” e que “Por um equívoco de interpretação sobre o motivo da reunião, a vereadora Lilian França atribuiu a sua ausência entre os convidados como um procedimento de machismo e misoginia”.

Nesse contexto, Lilian mantém a sua postura, ao afirmar que não se calará “diante de nenhuma forma de violência contra a mulher, seja ela física, moral, psicológica ou institucional. Também deixo claro que estou aberta ao diálogo, caso o vereador envolvido reconheça o erro e queira, com humildade, aprender e pedir desculpas a todas as mulheres que aqui represento. A tendência, infelizmente, é inverter os papéis e fazer a vítima parecer culpada”.

Ouro Preto: Lilian França publica nota após discussão com Vantuir
Lilian França e Vantuir discutem na Câmara de Ouro Preto: ‘Nossa amizade se encerra aqui’

Leia a nota de Lilian França na íntegra:

“Venho a público me manifestar sobre o episódio ocorrido na Câmara Municipal de Ouro Preto, quando fui impedida de participar de uma reunião realizada na presidência da Casa, mesmo tendo sido chamada pelo diretor da Câmara. Atitudes que excluem mulheres de espaços políticos não podem ser naturalizadas nem silenciadas. Isso é violência politica de gênero, uma realidade que ainda limita a atuação de muitas mulheres na vida pública.


Misoginia não é apenas discurso de ódio; ela também se revela em gestos que desvalorizam, isolam ou silenciam as mulheres. E é nosso dever combatê-la com coragem e responsabilidade. Reafirmo meu compromisso com a ética, a transparência e a igualdade de acesso aos processos desta Casa Legislativa.
Não me calarei diante de nenhuma forma de violência contra a mulher, seja ela física, moral, psicológica ou institucional.


Também deixo claro que estou aberta ao diálogo, caso o vereador envolvido reconheça o erro e queira, com humildade, aprender e pedir desculpas a todas as mulheres que aqui represento. A tendência, infelizmente, é inverter os papéis e fazer a vítima parecer culpada.
Precisamos romper com esse padrão.


Nosso mandato é coletivo, e seguimos firmes na luta por uma politica mais justa, democrática e comprometida com o respeito. Atitudes como essa não cabem mais nos dias de hoje e precisam ser enfrentadas com seriedade por toda a sociedade.”


Relembre o que ocorreu entre Lilian França e Vantuir em Ouro Preto

Durante a Reunião Ordinária desta terça-feira (1º), a vereadora Lilian França (PP) e o presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto, Vantuir (Avante), protagonizaram um embate após a parlamentar denunciar discriminação de gênero. Lilian afirmou ter sido desautorizada a participar de uma reunião a portas fechadas, alegando ter sido vítima de machismo e misoginia.

O desentendimento escalou e culminou no rompimento público entre os parlamentares. “Nossa amizade se encerra aqui”, declarou Vantuir, informando que, a partir de agora, manterá com Lilian apenas uma relação institucional.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment