Um morador do bairro Morro São Sebastião, em Ouro Preto, realizou uma denúncia de uma dupla leitura de água feita por hidrômetros da Saneouro em Ouro Preto. O vereador Wanderley Kuruzu (PT) fez um vídeo na frente da casa em questão, em que ele demonstra a dupla passagem de água.
De acordo com o morador, ele só descobriu esse erro porque precisou refazer o piso da sua calçada após a realização da obra feita pela empresa que fornece água para o município.
Leia mais: Audiência pública sobre a situação da Saneouro em Ouro Preto é cancelada
“Descobri por acaso, porque o que acontece: nós precisávamos de fazer um piso lá em casa e os hidrômetros além de estar estar torto meu carro passa para lá e para cá, além dele estar em torto, eu tinha que levantar ele. Porque eles os pessoal da Saneouro sempre coloca os hidrômetros errado, porque tem que deixar o hidrômetro 5 cm acima do acima do concreto. Aí quando a gente vai dar o acabamentoo hidrômetro fica certo. Aí eu tô fazendo a piso lá em casa todo eu falei assim: eu vou arrancar esse concreto e vou acertar os hidrômetros para mim” disse ao Galilé.
Após o início das obras, o morador percebeu um cano estranho, com uma ligação em que a água passava novamente pelo segundo hidrômetro que ele possui em sua casa. Por ser uma residência com duas ligações, o segundo hidrômetro não poderia ler novamente a água que passa pelo primeiro.
“É eu tenho dois dois hidrômetros, eu descobri que ele estava interligados os dois um estava passando para o outro endonto entendeu? Então eu já tinha pago a água de um hidrômetro. Aí passava no outro hidrômetro, eu pagava de novo” afirmou o morador Luciano de Oliveira Silva.
Leia mais: Ouro Preto: Chapada luta contra Saneouro utilizando redes sociais e mobilização
Mesmo com essa leitura, o morador afirma que não teve nenhuma cobrança fora do padrão. Contudo, para ele, isso não justifica o erro da concessionária Saneouro.
“Minha conta não ficava fora do normal não. Minha conta o valor vinha no valor normal para quatro cinco pessoas, de R$ 80, R$100, só esse mês que deu 120. Mas isso não justifica muito, entendeu? (…) Eu tava apagando de um hidrômetro e desse hidrômetro tava jogando para outro hidrômetro. Tá errado”, finalizou Luciano ao Galilé.
A Saneouro se pronunciou na noite de ontem (26). De acordo com a empresa afirmou que se trata de um caso isolado, além de afirmar que não houve cobrança em um dos dois hidrômetros, portanto não há prejuízo financeiro ao morador. A empresa ainda afirma que se houvesse uma cobrança equivocada, a sua equipe comercial a detectaria.Contudo, afirmou que fará as alterações necessárias na casa em questão.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Ouro Preto: morador denuncia dupla leitura em hidrômetros da Saneouro […]
[…] Ouro Preto: morador denuncia dupla leitura em hidrômetros da Saneouro […]