Durante o mês de maio, o Centro de Referência em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (CREADS) recebeu alunos de escolas públicas de Ouro Preto e região, para a realização de atividades de Educação Ambiental e Patrimonial. Localizado na sede da Fazenda Engenho d’Agua, no distrito de São Bartolomeu. Desse modo, a atividade integra o Programa ECONHECENDO AS TRILHAS, desenvolvido há 20 anos pelo Centro de Referência. Contudo, A estimativa é de que cerca de 1.000 alunos participem do programa com o somatório do mês de junho.
Os alunos terão a oportunidade de participar, na sede do CREADS, de um roteiro pedagógico completo que compõe o Programa ECONHECENDO AS TRILHAS. As atividades incluem o circuito da horta e dos criatórios — projeto Faunativa, projeto Concervo. A saber, também, projeto Revoadas, cachoeira D’Ajuda, rota dos biomas, jardim sensorial, estação meteorológica. Estação de estudos e demonstração de energias alternativas renováveis, canteiro de Saberes e Sabores, consumo consciente, Espaço Lazer Ecológico. Educação patrimonial, formação de um meliponário, formação de uma compostagem, prevenção e combate a incêndios florestais, reciclagem de resíduos, dentre outros.
Para o diretor de Relações Institucionais do CREADS, José Geraldo Rivelli, a educação ambiental desempenha um papel crucial na formação das crianças.
“Nosso trabalho foca no desenvolvimento de uma consciência ambiental para essas crianças terem contato com a natureza e compreenderem a importância da conservação dos recursos naturais, da proteção da biodiversidade, do combate à poluição e diversos outros fatores que afetam o meio ambiente”, disse.
Leia mais: Bike Enduro movimenta mais de 800 atletas e grande público em Mariana
Leia mais: Sindsemi convoca Assembleia Geral dos servidores em Itabirito
Reconhecimento em Ouro Preto
Este ano, o Programa ECONHECENDO AS TRILHAS ganhou o Prêmio Hugo Werneck, da Revista Ecológico, como o melhor exemplo em Educação Ambiental.
No dia 23 de maio, o CREADS recebeu a visita do prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo e da vice-prefeita, Regina Braga. A saber, também estiveram presentes o do procurador do MPMG, Dr. Edson Ribeiro Baeta; do promotor do MPMG, Dr. Carlos Eduardo Ferreira Pinto, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA). Do promotor do MPMG da Comarca de Ouro Preto, Dr. Lucas Pardini Gonçalves, e da equipe de coordenação do Cemais/Plataforma Semente.
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) celebrou o Termo de Compromisso com o CREADS, em parceria com a organização CeMais, para a execução das atividades de Educação Ambiental. A partir deste acordo, todo o trabalho executado no projeto terá monitoramento realizado pela equipe técnica da plataforma Semente (site.sementemg.org). O que garante, sobretudo, mais segurança jurídica e transparência no uso dos recursos aplicados.
A segunda etapa do Programa será em 2024, também nos meses de maio e junho, com a participação de mais 1.000 alunos da rede pública de ensino da cidade de Ouro Preto e região. No total, 2.000 alunos receberão orientações de Educação Ambiental.
Na conclusão, haverá plantação de mudas de candeia contribuindo assim para neutralizar a emissão de CO2 no meio ambiente.
O Programa ECONHECENDO AS TRILHAS conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, do Programa de Educação Ambiental (PROGEA), da Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na Real FM pela editoria de esportes e é apresentadora do Papo de Bola (Escola da Bola) e da Live Jay Sports.
[…] Projeto trabalha a conscientização ambiental de mais de 1.000 alunos em Ouro Preto […]
[…] Projeto trabalha a conscientização ambiental de mais de 1.000 alunos em Ouro Preto […]