Ouro Preto: Rua Padre Rolim é reaberta após finalização da obra de contenção; 15 mil metros cúbicos de terra foram removidos

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (10) a entrega das obras de contenção na encosta da Rua Padre Rolim, seguida da liberação da via, que é considerada uma das mais importantes de Ouro Preto. A cerimônia contou com a presença de grande parte do secretariado de Angelo Oswaldo, bem como de representantes do legislativo do município.

A obra custou aos cofres da Prefeitura um total de R$ 1.343.426,97 e tinha um prazo definido de 90 dias para finalização, contudo, foi entregue com menos de 60. Em entrevista ao jornal Galilé, Franklin Evagelista anunciou que já foi feito o processo de revegetação da encosta, com as mudas inclusive já brotando. Ele explicou que a via era historicamente propensa a deslizamentos, colocando em risco a população e a mobilidade da cidade, por ser uma das principais rotas de acesso. Aguiar destacou que obra envolveu a remoção de mais de 15 mil metros cúbicos de terra, a construção de um muro de contenção e a implementação de três “bernas” para conter o escoamento da água.

“Sabemos que é uma das principais vias da cidade, sendo a principal via de acesso à Praça Tiradentes. Assim, realizamos uma obra de contenção na qual mais de 15 mil metros cúbicos de terra foram removidos. Foi construído um muro de contenção na parte inferior, sendo essencial para um projeto elaborado por uma empresa especializada em geotecnia. Além disso, foram instaladas três bermas. Essas bermas contêm engrenagens para direcionar a água e evitar o escoamento em direção à encosta. Acreditamos que essa solução seja definitiva para esse ponto crítico da cidade. Além disso, a encosta receberá vegetação.”

disse Franklin ao Galilé.

Leia também:

PREFEITO ELOGIA EFICIÊNCIA E ANUNCIA NOVAS OBRAS EM OURO PRETO

O prefeito Angelo Oswaldo fez um resumo das dificuldades históricas enfrentadas na Rua Padre Rolim, mencionando que desde 1959, quando a rodovia de Belo Horizonte para Ouro Preto foi asfaltada, problemas na encosta se tornaram recorrentes devido às interferências na natureza.

Ele elogiou o planejamento e a execução das obras de contenção, lideradas pela Secretaria de Obras e pelo secretário Franklin Evangelista, ressaltando que o projeto foi concluído em dois meses, ao invés dos três planejados. Angelo Oswaldo destacou a importância dessa via para a circulação não apenas de veículos, mas também de pedestres na cidade, mencionando que a abertura da rua é essencial para o fluxo de acesso a vários bairros.

“Vimos a dificuldade que a cidade enfrentava e estamos conseguindo concluir esta obra em dois meses, quando originalmente estava prevista para três meses. Foi executada de maneira tão eficiente que em apenas dois meses foi finalizada e está sendo entregue à população. Ainda há alguns pequenos detalhes pendentes, como a conclusão de um passeio e a própria revegetação da encosta. Decidimos abrir a via, pois sua interdição representava um estrangulamento para a cidade. Agora, as obras complementares podem ser realizadas sem prejudicar o pleno funcionamento da via e a circulação de veículos. Estamos entregando isso à população de Ouro Preto, considerando as conexões com o bairro São Cristóvão e o Morro Santana, já que tudo precisa passar por essa via.”

destacou o chefe do executivo.
Foto: Igor Varejano

Além das melhorias na Rua Padre Rolim, o prefeito mencionou outras grandes obras de contenção em diversas áreas da cidade, visando garantir a segurança e o conforto da população. Ele também apontou recursos significativos depositados na Caixa Econômica Federal desde 2012 para intervenções no Morro da Forca, mencionando a importância de finalizar essas obras para garantir a segurança da região.

O prefeito ainda falou sobre o investimento em obras de contenção ao longo da linha férrea entre Ouro Preto e Mariana, visando resolver problemas que afetaram a operação do trem turístico. Esses esforços, segundo ele, têm um custo total de 200 milhões de reais e visam viabilizar o retorno do trem de ferro em um prazo aproximado de um ano e meio.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment