Ouro Preto: vereador Vantuir quebra o silêncio após discussão com Lilian França

Ouro Preto: vereador Vantuir publica nota após discussão com Lilian França

Vantuir (Avante), presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto, publicou uma nota para esclarecer a discussão que teve com a também parlamentar Lilian França (PP) na última terça-feira (1). A vereadora o acusou de machismo e misoginia após ter a presença questionada em uma reunião. Através de nota oficial, o vereador negou que tenha sido machista.

Segundo ele, o que houve foi um erro de comunicação. Vantuir alega que para esse encontro ele convidou “alguns vereadores para uma reunião a fim de tratar de assuntos diversos, habituais e recorrentes em quaisquer atividades parlamentares” e que “Por um equívoco de interpretação sobre o motivo da reunião, a vereadora Lilian França atribuiu a sua ausência entre os convidados como um procedimento de machismo e misoginia”.

Leia também:

Durante sua fala em plenário, a parlamentar destacou que se não fosse ela, por ser mulher, a alegação não seria essa. “E o presidente falou que aquela reunião não era para eu estar ali. E isso, pra mim, é uma ação de machismo, de misoginia, e que não deveria acontecer numa casa de leis”, disse.

Ainda em seu pronunciamento oficial, Vantuir refirmou que “o caráter da reunião não condiz com nenhuma infração do Regimento Interno, uma vez que, como agente político, é absolutamente normal a ocorrência de eventos dessa natureza entre parlamentares alinhados dentro de um mesmo propósito ou alianças políticas”.

Ouro Preto: vereador Vantuir publica nota após discussão com Lilian França
Lilian França e Vantuir discutem na Câmara de Ouro Preto: ‘Nossa amizade se encerra aqui’

E ainda criticou a postura de Lilian de trazer a discussão para a Reunião Ordinária.

“Transformar uma situação comum do ambiente político em ataque pessoal, e que questiona a minha idoneidade como político, vai contra a minha atuação ao longo de todos esses anos. Como político – e como homem – também aprendo todo dia como dizer, agir e defender de modo correto as questões referentes à igualdade de gênero”.

Vantuir termina a nota pedindo desculpas por falas mal interpretadas e agradecendo o apoio de outros vereadores. “Peço desculpas sobre qualquer fala mal interpretada durante a reunião. Entretanto, não abro mão de me posicionar firmemente quando as divergências políticas estão totalmente distantes das acusações feitas contra mim. Aproveito para agradecer o apoio de outros vereadores, inclusive os que também não foram convidados para a referida reunião e entenderam que se tratava de uma atividade comum dentro da rotina de vereança”.

Veja a nota de Vantuir na íntegra:

“Na data de 26 de junho, de forma não-oficial e em conformidade com minhas funções de vereador e presidente da Câmara, convidei, em minha sala, alguns vereadores para uma reunião a fim de tratar de assuntos diversos, habituais e recorrentes em quaisquer atividades parlamentares.

Por um equívoco de interpretação sobre o motivo da reunião, a vereadora Lilian França atribuiu a sua ausência entre os convidados como um procedimento de machismo e misoginia. Contudo, reafirmo que o caráter da reunião não condiz com nenhuma infração do Regimento Interno, uma vez que, como agente político, é absolutamente normal a ocorrência de eventos dessa natureza entre parlamentares alinhados dentro de um mesmo propósito ou alianças políticas.

Sendo assim, pontuo minha posição com tranquilidade sobre não haver qualquer obrigatoriedade em convidar todos os vereadores para conversas extraoficiais referentes a articulações políticas.
Esse é um procedimento que não se relaciona com as acusações proferidas a mim, seja por motivo de omissão ou qualquer violência de gênero.

Transformar uma situação comum do ambiente político em ataque pessoal, e que questiona a minha idoneidade como político, vai contra a minha atuação ao longo de todos esses anos.
Como político – e como homem – também aprendo todo dia como dizer, agir e defender de modo correto as questões referentes à igualdade de gênero.

Peço desculpas sobre qualquer fala mal interpretada durante a reunião. Entretanto, não abro mão de me posicionar firmemente quando as divergências políticas estão totalmente distantes das acusações feitas contra mim. Aproveito para agradecer o apoio de outros vereadores, inclusive os que também não foram convidados para a referida reunião e entenderam que se tratava de uma atividade comum dentro da rotina de vereança.

Respeitosamente, reafirmo meu compromisso com um mandato transparente, eficiente e com total foco no povo ouro-pretano”.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment