Pedro Sousa fala sobre cancelamento da cerimônia de posse como vereador em Mariana

Pedro Sousa fala sobre cancelamento da cerimônia de posse em Mariana

Pedro Sousa (PV), ex-secretário de Cultura e suplente de vereador em Mariana, se diz muito tranquilo quanto ao cancelamento da cerimônia de posse, ocorrido nesta quarta-feira (7). Ele aguarda a definição da cassação do mandato do vereador Tikim Mateus (PCdoB) para saber se assumirá uma das 15 cadeiras da Casa Legislativa da Primaz de Minas. Sousa concedeu entrevista exclusiva ao Jornal Geraes.

A Câmara Municipal da cidade publicou o anúncio do evento de destituição do vereador cassado e de posse de Sousa. Contudo, a cerimônia foi cancelada após uma prorrogação na tramitação do julgamento do parlamentar pela Justiça Eleitoral.

A notícia da posse de Pedro Sousa causou grande mobilização entre seus apoiadores. Segundo ele, em entrevista ao Jornal Geraes, algumas pessoas vieram de outras cidades para acompanhar o evento, e outras chegaram a faltar ao trabalho.

Mesmo diante dessa frustração, o suplente se mostrou tranquilo:

“Eu tô muito tranquilo com relação a isso, até porque não fui eu que dei causa a esse processo. Não fui eu que dei início e dei causa a isso. Na verdade, é uma ação que o Ministério Público ajuizou contra ele por campanha fora de época. A questão é: como houve a perda dos direitos políticos, o nosso jurídico entendeu que não há motivo para mantê-lo” — disse Pedro.

Frustração e esperança

Atuante nos movimentos sociais de Mariana, o ex-vereador ganhou vaga no Parlamento na última legislatura também no meio do mandato. Em 2022, substituiu Ronaldo Bento (PSB), que precisou assumir a Prefeitura Municipal interinamente devido à indefinição eleitoral da cidade. Nas eleições de 2020, Sousa teve 396 votos e se tornou o primeiro suplente de seu partido.

Leia também:

Desta vez, ele conseguiu 620 votos e ficou novamente como suplente. Ao analisar a atual situação, ele apresentou um sentimento de frustração, mas não deixou de demonstrar esperança.

“Pra quem vem de onde eu venho, as coisas são sempre mais difíceis. E estar nesses lugares, que são lugares que sempre foram negados pra nós, pro nosso povo, pras pessoas que se parecem comigo, com meu biotipo… Então, realmente é uma luta mais difícil, e a gente já tem ciência disso”, — desabafou.

“Mas parece que o mundo inteiro conspira contra, né, irmão? Eu tô acompanhando de perto, mas tô tranquilo, cabeça tranquila” – completou.

Propostas em caso de posse

Pedro Sousa fala sobre cancelamento da cerimônia de posse em Mariana
Pedro Sousa cumprimenta Juliano Duarte (PSB), atual prefeito de Mariana.

Mas, se as coisas se encaminharem para uma posse como vereador, como será a atuação de Pedro Sousa? O que o eleitor de Mariana pode esperar de suas pautas?

Consciente de que, mais uma vez, sua entrada será no meio de uma legislatura, ele busca analisar a conjuntura, em busca de enquadrar seus posicionamentos ao atual momento político da cidade:

” Assim como em 2022, mais uma vez eu entro com o carro andando. E, visto que esse carro tá andando, a gente não pode tumultuar. Eu vejo que hoje existe uma harmonia muito boa entre Executivo e Legislativo. Então, a gente tenta ali chegar pra fazer com que a coisa continue caminhando, para que a gente consiga alcançar o objetivo coletivo, que é o desenvolvimento da cidade” — analisa.

“A questão das juventudes é uma pauta forte que a gente levantou na campanha. A pauta das mulheres, da comunidade LGBTQIA+. E agora eu tô aqui com essa atuação minha no CRIA, então tem tido esse envolvimento mais voltado também pras políticas de infância e juventude”, propõe.

Na última legislatura, ao deixar o cargo de vereador, ele assumiu a Secretaria de Cultura da cidade durante o Carnaval de 2023. Integrante do Movimento Negro e voz do hip hop na região, ele prometeu não se esquecer das atividades culturais. Porém, um problema sério da Primaz de Minas lhe chama a atenção:

“A questão da habitação em Mariana, que eu encaro como sendo uma pauta principal. A questão dos aluguéis, do crescimento desordenado”— finaliza.

Posicionamento da Câmara de Mariana

NOTA DE ESCLARECIMENTO
O cancelamento foi anunciado pela presidência da Câmara no dia seguinte à convocação da solenidade. De acordo com nota de esclarecimento assinada pelo presidente da Casa, vereador Ediraldo Ramos (PSB), o Pinico, a decisão ocorreu devido à prorrogação da sessão de julgamento do vereador Tikim, realizada no último dia 5 de maio. A nova sessão só será marcada após o esgotamento das esferas recursais e a confirmação judicial definitiva.

A convocação da posse de Pedro Sousa foi motivada por decisão da Justiça Eleitoral, que, em janeiro deste ano, cassou o mandato de Tikim Matheus por fraude no processo eleitoral, com base no artigo 347 do Código Eleitoral.

O vereador Ediraldo Arlindo de Freitas Ramos, presidente da Câmara Municipal de Mariana, no uso de suas atribuições legais e regimentais, informa o cancelamento da Sessão Extraordinária/Solene Especial que seria realizada na data do dia 07 de maio de 2025, às 14h, tendo em vista a prorrogação da sessão de julgamento do vereador Gilberto Matheus Pereira, que ocorreu no dia 05 de maio de 2025.
A Câmara informa que, após esgotadas as esferas recursais e a determinação da Justiça, irá se manifestar conforme as determinações judiciais.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

2 Thoughts to “Pedro Sousa fala sobre cancelamento da cerimônia de posse como vereador em Mariana”

  1. […] Pedro Sousa fala sobre cancelamento da cerimônia de posse como vereador em Mariana […]

  2. […] Pedro Sousa fala sobre cancelamento da cerimônia de posse como vereador em Mariana […]

Leave a Comment