TSE divulga perfil do eleitorado para o pleito de 2024

Fachada do TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgou na última semana o perfil dos eleitores para o pleito de outubro. Os dados contam um pouco mais sobre a população votante do país e dos estados. 

De acordo com os dados, o Brasil tem 155.912,680 eleitores e eleitoras aptos a votarem, um aumento de 5,4% em relação às eleições municipais de 2020. Deste número, 52% são mulheres, cerca de 81,2 milhões.

A maior parte do eleitorado, 27,04%, tem ensino médio completo. 22,48% apresenta ensino fundamental incompleto. 24,93% dos eleitores têm entre 45 e 59 anos, sendo assim a maioria. Na sequência, vem os eleitores que têm entre 35 e 44 anos, totalizando 20,38%.

Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do país, teve um crescimento de 3,65% em seu eleitorado, totalizando 16.469.155, sendo assim 10,56% do eleitorado nacional.

Leia também:

Em Minas, assim como no país, as mulheres são a maioria dos votantes, também com 52%. O perfil etário do estado não diverge com o do país, tendo como maioria eleitores entre 35 e 59 anos.

Em nota a presidente do TSE, Cármen Lúcia Antunes Rocha, comentou sobre a divulgação dos dados:

“O elevado número de eleitoras e de eleitores confirma o que se tem demonstrado na história brasileira, especialmente desde a Constituição do Brasil de 1988 e nos últimos vinte e oito anos em que se desenvolveu o sistema eletrônico de votação, que é o benefício de eleições democráticas livres, certas no tempo, auditáveis em seu processo, transparentes em sua realização, eficientes em seu resultado.

O quadro do eleitorado brasileiro apresentado nesta data é o retrato do cenário político-eleitoral que a cidadania pátria constrói e que se forma neste prazo legal que antecede as eleições, para que todas as pessoas saibam dos dados e do perfil da cidadania participante do processo de escolha dos representantes das cidadãs e dos cidadãos nos municípios brasileiros.”

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment