Projeto apoiado pelo PADE, Pérola Negra engrandece Festa da Jabuticaba de Cachoeira do Campo

Projeto apoiado pelo PADE, Pérola Negra engrandece Festa da Jabuticaba de Cachoeira do Campo

Realizada entre os dias 8 e 10 de novembro, a Festa da Jabuticaba, promovida pelo Lions Club de Cachoeira do Campo, reuniu um público de mais de 25 mil pessoas para apreciar os mais variados pratos à base de jabuticaba. Este ano o evento contou com apoio do projeto “Jabuticaba Ouro Preto – A Pérola Negra para o Desenvolvimento Produtivo e Econômico Local”, que está organizando e mobilizando os produtores da Jabuticaba, promovendo não apenas a fruta, mas também produtos de inovação, derivados, como licores, doces e vinhos. O projeto ainda vai oferecer o acesso a capacitações e treinamentos para melhorar a qualidade dos produtos e fortalecer a comercialização durante o evento.

“É importante frisar, com o projeto atuando na Festa da Jabuticaba, nós fomentamos o impacto do evento, promovendo a economia local e ampliando o alcance cultural e turístico de Cachoeira do Campo”, explica Saulo Filardi, do Lions Club de Cachoeira do Campo.

Realizado pelo segundo ano consecutivo, a Festa premiou os melhores produtos a base de jabuticaba, garantindo a cada ano a melhoria da qualidade. Vó Pia, de São Bartolomeu, ficou em 1º lugar na categoria “produto inovação”. A empresa É da Praça faturou 1º lugar com seu licor de jabuticaba. E Lá do Pé foi a campeã na categoria melhor geleia de jabuticaba. O evento contou com oficinas de muda de jabuticaba, integrante do projeto Pérola Negra, ou seja, atende desde o plantio da muda até a venda do produto final. 

Bruno Ulhoa, coordenador do Núcleo PADE ADOP, explica que o “Pérola Negra” é um dos projetos em destaque aprovados pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (CONDES) atendendo três eixos do Plano de Apoio a Diversificação Económica de Ouro Preto (PADE): empreendedorismo, turismo e agropecuária.

A partir do projeto, a região vai se transformar em um Arranjo Produtivo Local (APL), o que significa que a jabuticaba poderá se tornar um símbolo de identidade e desenvolvimento para Cachoeira do Campo e adjacências, alcançando ainda o selo de Indicação Geográfica (IG).

De acordo com o diretor de APL e cooperativismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Abreu, várias entidades da região e do Estado estão participando e/ou apoiando o projeto Pérola Negra, como a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP), Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto (CONDES), e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Ouro Preto, que financia o projeto por meio do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FUNDES).

Leia também:

Notícias relacionadas

Leave a Comment