A Polícia Federal (PF) realizou, nesta quinta-feira (19), uma operação, em Itabirito e em outras cidades da Região Central de Minas, para combater a mineração ilegal. A investigação começou após denúncia da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig).
A PF cumpriu 18 mandados de busca e apreensão e apreendeu 19 veículos de cargas utilizados na mineração ilegal que acontecia ao longo da BR-040. Durante a operação, foi descoberto pessoas trabalhando na exploração ilegal de minério contratando motoristas, operadores de maquinas, negociando o mineral ilegal e usando vigias armados para dar cobertura às atividades.
Leia também:
- Segunda Semana do Desenvolvimento Econômico acontece até sábado (21) em Ouro Preto
- Resumo do primeiro debate dos candidatos à Prefeitura de Ouro Preto
Duas mineradoras, que tem sede em Itabirito e não tiveram seus nomes divulgados, tiveram as atividades suspensas, pois não tinham licença ambiental. Além de Itabirito, a 3ª Vara Criminal da Justiça Federal expediu mandados para serem cumpridos em Belo Horizonte, Contagem, Itabira, Nova Lima, Pedro Leopoldo e Sete Lagoas.
A operação também identificou compradores do mineral ilegal. Os Investigados poderão responder por extração mineral ilegal, usurpação de bens da União e associação criminosa. As penas podem chegar a nove anos de prisão.
A Gasmig realizou a denúncia, após constatar que as atividades criminosas ocorriam próximas a um gasoduto e por isso havia o risco de explosão.
Com informações do G1
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como estagiário no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.