Na tarde desta quinta-feira (13), um morador de Mariana registrou muita poeira nas proximidades da Barragem de Germano. De acordo com ele, a quantidade de impurezas no ar é tanta que parece neblina. Existe a denúncia de crime ambiental.
Leia também: Festival de Inverno de Mariana: confira a programação desta semana
Em vídeos enviados ao Jornal Galilé, é possível conferir que em determinado ponto, a poeira chega a encobrir a paisagem. Sem se identificar, o morador afirma que “Essa dispersão de partículas ela não pode existir. Até porque partindo do príncipio que lá é uma lá da barragem de rejeito, a gente sabe, né? O que tem lá. Esses resíduos sólidos são teoricamente ruim pro meio ambiente, tanto pros os animais e principalmente para os trabalhadores e trabalhadores da região ali.”
O morador também levantou a possibilidade de que uma condicionante estipulada para a Samarco, empresa responsável pela barragem, não esteja sendo cumprida. Vale lembrar que a Barragem de Germano foi uma das estruturas envolvidas no trágico desastre de 2015, que resultou em graves danos ambientais e perdas humanas.
Veja o vídeo:
A dispersão de poeira levanta questões sobre a adequada gestão e controle dos resíduos na barragem. Essas imagens evidenciam a necessidade de uma investigação minuciosa para determinar a causa dessa dispersão e garantir que medidas adequadas sejam tomadas para proteger o meio ambiente e a saúde das comunidades locais.
Leia também: Marcelo Falcão se apresentará em Mariana dia 15 de julho
O Jornal Galilé entrou em contato com a Samarco para obter esclarecimentos sobre a situação, mas até o momento não recebeu uma resposta oficial.
MATÉRIA EM ATUALIZAÇÃO
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Poeira encobre proximidades da Barragem de Santarém em Mariana; veja […]
[…] Poeira encobre proximidades da Barragem de Santarém em Mariana; veja […]