O Conjunto Ferroviário de Engenheiro Corrêa, distrito de Ouro Preto, está em processo de restauração. O espaço, que conta com o prédio da estação, as plataformas e a caixa d‘água, será adaptado para o funcionamento do Centro Cultural Comunitário do distrito. Para acompanhar a evolução das obras, na quinta-feira (20), o prefeito Angelo Oswaldo e a vice-prefeita Regina Braga realizaram visita técnica.
Também estiveram presentes o chefe de gabinete Zaqueu Astoni e os representantes da Holofote Cultural, gestora da obra; Grupo J Mendes e Herculano Mineração, que são os patrocinadores. No novo ambiente, irá funcionar uma biblioteca, e a comunidade poderá realizar atividades recreativas, além de aproveitar toda a área externa, que será revitalizada.
“Uma obra muito importante, uma grande conquista: sonhamos juntos e virou realidade”, exaltou o prefeito Angelo Oswaldo. Nascida e criada em Engenheiro Corrêa, a vice-prefeita de Ouro Preto também comemora. “O distrito começou aqui, nosso coração está aqui nesta estação”, afirmou.
Leia também:
- Máfia Azul cobra definição sobre jogos do Cruzeiro Futsal em Mariana
- Câmara de Ouro Preto aprova projeto de acessibilidade sonora
Restauração
Construído no final do século XIX, o prédio da estação estava abandonado. O telhado havia desabado, e as paredes estavam com grandes rachaduras, colocando em risco toda a estrutura histórica. Com a restauração em andamento, as paredes estão com escoramento e o reforço estrutural foi iniciado.
Estão previstas a recuperação da sustentação de alvenaria, telhado, forro, piso e iluminação. O prédio terá sistema de segurança eletrônica e de prevenção a incêndios. Na área externa, um jardim será construído. A fonte que existia no local e a caixa d’água serão recuperadas.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.