Em Itabirito, a Secretaria de Agronegócio e Desenvolvimento Rural, promoveu na última quarta-feira (14), o curso de boas práticas de fabricação na produção de quitandas. O evento foi realizado no Parque Agropecuário Tarcísio Bretas Lima.
Com o intuito de promover a qualificação dos produtores da agricultura familiar e a segurança alimentar, a capacitação reuniu 14 produtores da agricultura familiar fornecedores de quitandas ao município, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em parceria com a Emater.
Leia também:
A cientista de alimentos Diene Souza abordou as doenças transmitidas por meio dos alimentos, além de higiene pessoal, cuidados com o ambiente, utensílios e saúde dos manipuladores. “Manipular os alimentos de forma adequada e estar em um ambiente sanitizado é essencial em todas as etapas de produção”, explicou.
A capacitação também tratou de temas práticos, como higienização de pisos e paredes, limpeza de bancadas, controle de pragas e os cuidados no transporte dos alimentos, garantindo a integridade até o consumidor final.
A programação contou com a colaboração do extensionista da Emater, Thiago Carvalho, que reforçou as boas práticas de fabricação dos alimentos e a importância da qualidade da água no processo produtivo e da Coordenadora técnica regional, Cristina Maria Linhares, que apresentou o Manual de Boas Práticas e os Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s).
“O curso representou uma importante oportunidade de qualificação, especialmente para quem deseja fornecer alimentos por meio do PNAE”, afirmou a participante Eva Nonato.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
