Os professores das universidades e institutos federais decidiram em reunião no último domingo (23) pelo fim da greve nacional dos docentes que teve início em abril em instituições de todo o país.
A saída vem após as assembleias locais que aprovaram o acordo com o Governo Federal. Na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), a assembleia ocorreu no último dia 19.
A greve se encerra nesta quarta-feira (26), segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), quando será assinado o acordo firmado. As instituições terão até o dia 03 de julho para retomar as atividades e a data será decidida por cada instituição.
Em Ouro Preto a Ufop tomará uma decisão nos próximos dias. O Galilé entrou em contato com Kathiuça Bertollo, membro do Comando Local de Greve (CLG) da Associação dos Docentes da Ufop (Adufop), que informou que três propostas foram passadas à reitoria. Alguns pontos de destaque foi a demanda do CLG da Adufop junto ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) de uma flexibilização da frequência e atividades avaliativas para os primeiros dias de aula.
Leia também:
- ‘Rei do Geoguessr’ descobre Ouro Preto graças ao Pico do Itacolomi; o que isso tem a ver com o 24 de Junho?
- Em ‘dejavu’ da última final, Peñarol de Ouro Preto empata com Primeiro de Maio na ida da semi
O CLG ainda apresentou uma demanda vinda do Coletivo Andorinhas, no qual é proposto de uma a duas semanas de recesso em julho “considerando o período de férias escolares de docentes, técnicos e estudantes que possuem filhos em idade escolar, e também, por questões trabalhistas”, relatou Kathiuça.
As propostas serão discutidas pelo Conselho Universitário (Cuni) em reunião na próxima sexta, dia 28/06. A reitoria da Ufop informou que a reunião pautará o novo calendário acadêmico, mas que alguns tópicos podem ser adiados, pois dependem de decisões que serão tomadas pelo sindicato nacional em Brasília.
A Adufop terá uma assembleia nesta quinta-feita (27) às 14h. Constam na pauta:
- Avaliação da greve;
- Decisão sobre o fim da greve em 1º de julho;
- Proposta de calendário acadêmico.
A redação entrou em contato o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – Seção IFMG (SINASEFE) sobre o retorno das aulas no Instituto Federal Minas Gerais (IFMG) campus Ouro Preto, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como estagiário no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.