A Câmara Municipal de Itabirito sancionou a Lei nº 4.371 que cria o Programa Municipal de Turismo Ecológico e Sustentável em Áreas de Mata e Reserva Ecológica no município. A iniciativa estabelece diretrizes para o incentivo ao ecoturismo e à preservação das áreas verdes, integrando lazer, educação ambiental e valorização do patrimônio natural.
O programa visa promover o uso sustentável dos recursos naturais, valorizar e preservar áreas de mata nativa, estimular a geração de renda por meio do turismo ecológico e conscientizar a população sobre a importância da conservação ambiental.
Leia também:
Entre as ações previstas, estão: a criação e sinalização de trilhas ecológicas, visitas guiadas, observação da fauna e flora, além de atividades de lazer sustentável, como cicloturismo, caminhadas e eventos culturais com temática ambiental.
“A criação do Programa Municipal de Ecoturismo representa uma forma de aliar preservação ambiental e desenvolvimento econômico, estimulando o empreendedorismo comunitário, fortalecendo a identidade cultural e incentivando a educação ambiental para a proteção das futuras gerações”, justificou a vereadora e autora do Projeto de Lei, Rose da Saúde (PSB).
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.

[…] Programa de Turismo Ecológico é instituído em Itabirito […]