De acordo com divulgado, a Samarco encerrou 2025 com resultados importantes em sua agenda de relacionamento com as comunidades e públicos estratégicos dos municípios vizinhos às suas operações. Ao longo do ano, o ‘Programa de Visitas Samarco Aberta’, iniciativa que abre as portas das unidades operacionais da empresa em Minas Gerais e no Espírito Santo se consolidou como um dos principais canais de diálogo e relacionamento da mineradora.
Em 2025, o Programa recebeu 2.850 pessoas em 158 visitas guiadas, e entre os participantes, estiveram moradores das comunidades, familiares de empregados(as), representantes institucionais e acadêmicos, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto a gestão da empresa, os processos produtivos, as práticas de segurança e ambientais, as tecnologias utilizadas e a forma como a Samarco conduz suas operações.
Leia também:
Ao todo, 32 visitas reuniram mais de 800 moradores residentes próximos às unidades operacionais, que puderam conhecer, entre outras ações, o Caminhos Samarco, projeto itinerante de inclusão digital, e o Estação Samarco, projeto itinerante de capacitação profissional gratuita.
Outro ponto relevante foi a realização de 13 edições das visitas de família, incluindo a primeira voltada para empregados(as) de Belo Horizonte e uma edição especial em Matipó (MG), em que aproximadamente 500 pessoas, entre empregados e seus familiares, participaram das atividades, que reforçam a conexão entre o ambiente de trabalho e a vida pessoal, além de ampliar a compreensão sobre o dia a dia das operações.
“Foi simplesmente maravilhoso. Tivemos a oportunidade de entender como funciona a unidade e fomos muito bem recebidos. Após a visita, tivemos um café e a oportunidade de conhecer melhor os colegas de trabalho do Cláudio e suas famílias”, comentou Janaina, que junto com o filho, fez parte desse encontro, quando pôde conhecer o local de trabalho do marido, Claudio.
“Segundo a avaliação que solicitamos aos visitantes, 95,45% deles classificaram a visita das famílias como excelentes. Além disso, 100% dos participantes afirmaram que a experiência contribuiu para ampliar o conhecimento e melhorar a percepção dos familiares em relação à nossa atuação”, comentou Verônica Braga, coordenadora de Comunicação Interna da Samarco.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
