Um alarmante panorama da malha rodoviária em Minas Gerais foi apontando pelo recente relatório da Pesquisa CNT de Rodovias em 2023, apontando problemas em 80% das estradas. O estudo detalhado destaca uma série de desafios enfrentados pelo estado, impactando significativamente a qualidade das estradas e a segurança viária.
Estado Geral e Pavimento:
De acordo com o relatório, 78,7% da malha rodoviária pavimentada avaliada em Minas Gerais encontra-se em condição considerada regular, ruim ou péssima. Apenas 21,3% recebe classificação de ótima ou boa, evidenciando uma necessidade urgente de intervenção nas infraestruturas rodoviárias do estado. A condição do pavimento também é motivo de preocupação, com 70,6% da extensão avaliada apresentando problemas. Apenas 29,4% está em condição satisfatória, enquanto 0,7% enfrenta o desafio de um pavimento totalmente destruído.
Sinalização e Geometria da Via (traçado):
A sinalização rodoviária também está longe do ideal, com 75,3% da extensão da malha rodoviária possuindo sinalização classificada como regular, ruim ou péssima. Apenas 24,7% desfruta de uma sinalização considerada ótima ou boa, indicando um risco adicional para a segurança dos motoristas. Problemas na geometria da via afetam 80,5% da extensão da malha rodoviária, sendo que somente 19,5% está em condição ótima ou boa. A falta de acostamento em 59,3% dos trechos avaliados e a ausência de sinalização em 22,9% dos trechos com curvas perigosas agravam ainda mais a situação.
Pontos Críticos e Custo Operacional:
O relatório identifica 403 pontos críticos em todo o estado, destacando áreas de maior preocupação para a segurança viária. As condições do pavimento resultam em um aumento significativo de 42,2% nos custos operacionais de transporte.
Investimentos Necessários e Custo dos Acidentes:
Para a recuperação das rodovias em Minas Gerais, são necessários investimentos substanciais no valor de R$ 16,63 bilhões, abrangendo ações emergenciais e de manutenção. O prejuízo causado por acidentes em 2022 atingiu a marca de R$ 1,75 bilhão, enquanto o governo despendeu R$ 67,06 milhões em obras de infraestrutura rodoviária de transporte no mesmo ano.
Impacto Ambiental e Desperdício Financeiro:
A má qualidade do pavimento é estimada em causar um consumo desnecessário de R$ 198,1 milhões de litros de diesel em 2023, resultando em um custo adicional de R$ 1,30 bilhão para os transportadores.
Investimentos Governamentais Insuficientes:
Apesar dos recursos autorizados pelo governo federal para a infraestrutura rodoviária em Minas Gerais em 2023 atingirem R$ 497,39 milhões, apenas R$ 36,05 milhões (7,2%) foram investidos até setembro, evidenciando a necessidade de uma abordagem mais robusta e eficiente na resolução desses problemas críticos.
Veja o resumo dos dados abaixo:
MINERAÇÃO: PONTO FOCAL E PERSPECTIVA DE MELHORA NAS ESTRADAS DE MINAS GERAIS
Para muitos especialistas, o grande número de caminhões de minério que percorrem grande parte das rodovias são os causadores de algumas deteriorações das estradas em Minas Gerais. Na Região dos Inconfidentes, por exemplo, o grande número de empresas de extração de minério gera impactos diretos nas condições das vias de acesso.
Há poucos dias, o Estado de Minas publicou uma reportagem narrando o calvário que é atravessar as rodovias 040 e 356 para sair de Belo Horizonte e chegar em Ouro Preto, Itabirito e Mariana.
Por conta disso, A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig), em parceria com o Grupo de Trabalho (GT) e outras entidades, anunciaram uma proposta ambiciosa para criar a “Rodovia do Minério” em Minas Gerais. De acordo com o jornal O Diário do Comércio, a ideia é apresentar esse projeto ao Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica do Ministério Público de Minas Gerais (Compor-MPMG). O objetivo da iniciativa é aliviar o tráfego intenso nas rodovias BR-040 e BR-356.
Em entrevista para a Rádio Real, o Prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira, propôs soluções inovadoras para aliviar os congestionamentos nas movimentadas rodovias 040 e 356. O projeto envolve uma estrada ligando as Minas do Pico e Fábrica, com potencial para reduzir em até 1.200 viagens diárias de carretas nessas rodovias. A iniciativa visa melhorar a mobilidade e a segurança viária na região.
No setor de mineração, o Grupo Cedro Mineração anuncia um investimento de aproximadamente R$ 2 bilhões em um projeto de ferrovia inovador. A proposta visa construir uma ferrovia de 30 km, conectando Itaúna e São Joaquim de Bicas, com o objetivo de otimizar o transporte de minério e reduzir o tráfego intenso na BR-381. A iniciativa, protocolada junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), integra-se às operações do complexo Serra Azul, buscando soluções sustentáveis para o escoamento de minério na região.
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Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
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