Grupo Executivo é formado para lidar como o tráfegos de caminhões da mineração na BR-040 e BR-356

BR-040

O Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica do Ministérios Público de Minas Gerais (Compor/MPMG), realizou uma reunião, nesta segunda-feira (15), para buscar soluções para reduzir os impactos do transporte de minério nas rodovias BR-040 e BR-356. 

Na reunião mediada pelo MPMG, no qual participaram o Governo do estado, órgãos federais e dos municípios e as empresas mineradoras, foi assinado um acordo que cria um Grupo Executivo para propor medidas para mitigar o tráfego de caminhões nestas estradas. Este será presidido pelo Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade e Parcerias (Seinfra), por meio do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

Cada um dos assinantes do documento poderá indicar até dois participantes para fazer parte do grupo que começa a atuar em agosto, e buscará apresentar propostas de mobilidade, infraestrutura e logística para viabilizar a retirada de caminhões das BRs.

Leia também:

Em um primeiro momento, serão usadas informações das mineradoras para mapear as rotas do minério. “Na perspectiva do estado, na visão de logística, é importante saber qual a origem e o destino desses caminhões que trafegam diariamente nesses corredores, a quantidade de caminhões que saem de cada mineradora e qual o trajeto. A partir disso, buscaremos otimizar a melhor rota viária num curto prazo”, afirmou o secretário de Infraestrutura Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

O acordo prevê a construção de rotas alternativas, bem como a redução de impactos ambientais. Segundo Marília Melo, secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o maior problema do ponto de vista ambiental é a dispersão dos materiais durante o transporte. Esta dispersão gera “impacto e incômodo à população e até riscos de acidentes. Esse grupo executivo trará planos de mitigação para isso”, conclui.

O Governo do Estado está empenhado em realizar estudos de projetos que possibilitam a pavimentação da MG-030, no segmento que inicia em Lobo Leite e finaliza em Rio Acima, passando por Miguel Burnier, Engenheiro Correia e Itabirito, restauração e ampliação da MG-129, no segmento entre Ouro Preto e Ouro Branco, e também a finalização do projeto de Concessão do Lote Ouro Preto-Mariana, para possibilitar a ampliação de capacidade da BR-356 e das rodovias MG-262 e MG-329. 

As conversas para desafogar as vias acontecem desde 2023, buscando melhorar o tráfego, a segurança e a sustentabilidade ambiental da região impactada pela mineração.

(Com informações da Agência Minas)

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment