O Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica do Ministérios Público de Minas Gerais (Compor/MPMG), realizou uma reunião, nesta segunda-feira (15), para buscar soluções para reduzir os impactos do transporte de minério nas rodovias BR-040 e BR-356.
Na reunião mediada pelo MPMG, no qual participaram o Governo do estado, órgãos federais e dos municípios e as empresas mineradoras, foi assinado um acordo que cria um Grupo Executivo para propor medidas para mitigar o tráfego de caminhões nestas estradas. Este será presidido pelo Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade e Parcerias (Seinfra), por meio do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).
Cada um dos assinantes do documento poderá indicar até dois participantes para fazer parte do grupo que começa a atuar em agosto, e buscará apresentar propostas de mobilidade, infraestrutura e logística para viabilizar a retirada de caminhões das BRs.
Leia também:
- 8 a cada 10 brasileiros mortos pela polícia são negros
- Liminar suspende demissão em massa da Gerdau em Barão de Cocais
Em um primeiro momento, serão usadas informações das mineradoras para mapear as rotas do minério. “Na perspectiva do estado, na visão de logística, é importante saber qual a origem e o destino desses caminhões que trafegam diariamente nesses corredores, a quantidade de caminhões que saem de cada mineradora e qual o trajeto. A partir disso, buscaremos otimizar a melhor rota viária num curto prazo”, afirmou o secretário de Infraestrutura Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.
O acordo prevê a construção de rotas alternativas, bem como a redução de impactos ambientais. Segundo Marília Melo, secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o maior problema do ponto de vista ambiental é a dispersão dos materiais durante o transporte. Esta dispersão gera “impacto e incômodo à população e até riscos de acidentes. Esse grupo executivo trará planos de mitigação para isso”, conclui.
O Governo do Estado está empenhado em realizar estudos de projetos que possibilitam a pavimentação da MG-030, no segmento que inicia em Lobo Leite e finaliza em Rio Acima, passando por Miguel Burnier, Engenheiro Correia e Itabirito, restauração e ampliação da MG-129, no segmento entre Ouro Preto e Ouro Branco, e também a finalização do projeto de Concessão do Lote Ouro Preto-Mariana, para possibilitar a ampliação de capacidade da BR-356 e das rodovias MG-262 e MG-329.
As conversas para desafogar as vias acontecem desde 2023, buscando melhorar o tráfego, a segurança e a sustentabilidade ambiental da região impactada pela mineração.
(Com informações da Agência Minas)
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como estagiário no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.