Ratos em Mariana: Prefeitura descarta infestação generalizada

Na última semana, cenas de uma suposta infestação de ratos na cidade de Mariana geraram desconforto dos moradores. Os vídeos, compartilhados nas redes sociais, denunciavam um grande número de roedores no centro histórico do município. Em contato com o jornal Galilé, a Prefeitura da cidade descartou a hipótese de uma infestação generalizada.

Os vídeos ganharam as redes. Em uma das filmagens, é possível ver dezenas de ratos subindo e descendo uma lixeira que fica localizada na frente de um dos restaurantes mais tradicionais da cidade. Além disso, os animais eram grandes e foram filmados a luz do dia. O local, aparentemente se tratava de um terreno baldio.

Leia também:

Outra filmagem, também no centro, foi feita na parte da noite. Mais uma vez, dezenas de ratos grandes estão procurando comida no meio de sacos de lixo acumulados. De acordo com a Itatiaia, vários moradores denunciaram a preocupante situação com os roedores, com medo de que a qualquer momento do dia eles possam invadir as residências.

O QUE DIZ A PREFEITURA DE MARIANA

O jornal Galilé entrou em contato com a Prefeitura da Primaz de Minas buscando entender se de fato existe uma infestação generalizada na cidade.

A Prefeitura de Mariana, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Saúde, emitiu um comunicado oficial para desmentir informações sobre uma possível infestação de roedores na cidade. As imagens que circulam nas redes sociais foram identificadas como pontos específicos que já estão sendo investigados pela vigilância sanitária.

De acordo com as autoridades municipais, a presença de roedores está relacionada ao ambiente propício para a sobrevivência desses animais. O descarte inadequado de lixo orgânico é apontado como um dos fatores que contribuem para esse quadro preocupante e para os transtornos registrados. A coleta de lixo no Centro Histórico de Mariana ocorre três vezes ao dia, sendo ressaltada a importância de comerciantes e moradores locais realizarem o descarte nos horários corretos.

Diante da situação, a vigilância sanitária está agindo de forma emergencial no controle dos roedores, utilizando raticidas. No entanto, uma parceria estratégica entre a Prefeitura de Mariana e a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM) está em fase de implementação. Essa iniciativa tem como objetivo a construção de um ponto específico para o recebimento de resíduos provenientes do comércio local, visando melhorar a gestão dos resíduos e, consequentemente, contribuir para a mitigação dos impactos ambientais e a promoção de um ambiente mais saudável para a população.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment