O Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), que discute a Região Metropolitana de Belo Horizonte, mostra a necessidade de um transporte público que ligue as cidades que compõe esse agrupamento. Ontem (4), representantes da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana apresentaram as informações na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). As informações são da Assessoria de Comunicação da ALMG.
A proposta de integração do transporte público visa facilitar a vida dos moradores, conforme prevê o PDDI. Os detalhes sobre essa e outras políticas públicas para os municípios foram discutidos na ALMG. A primeira versão do PDDI foi concluída em 2015, e agora o documento está em processo de atualização, com previsão de entrega total em 2025.
Leia também:
- Ouro Preto é a melhor da Região dos Inconfidentes para viver, segundo índice
- “É um evento político, mas também de celebrar a nossa existência”: 6ª Parada LGBT+ acontece no próximo dia 20 em Ouro Preto
Para a assessoria de comunicação da ALMG, Marcus Vinicius Meira Lopes, diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de BH, falou sobre o plano de mobilidade urbana, destacando que prevê a integração do transporte coletivo. Esta integração envolve aspectos institucionais, operacionais e tarifários. “Atualmente, temos os municípios e o estado, cada um com seu sistema. A população anseia por uma melhoria integrada das ligações viárias, com previsões de expansão e adensamento da malha viária, seja rodoviária ou ferroviária”, explicou Meira Lopes.
Até o fim do ano, serão realizadas reuniões participativas para ouvir propostas de entidades e aprimorar o plano. A doutora em Planejamento Urbano e Regional da UFMG, Bárbara França, que participou da elaboração do plano original, defende a participação comunitária nesta revisão do PDDI. “Entendemos que a região metropolitana tem uma série de atores que precisam participar dessa construção, desde a sociedade civil e empresariado até o quilombola e o agricultor das zonas de interesse metropolitano”, afirmou.
A previsão é que o projeto de lei do PDDI fique pronto em 2025 para ser enviado à Assembleia e analisado pelos parlamentares.
Além da região metropolitana de Belo Horizonte, o plano de desenvolvimento da região metropolitana do Vale do Aço também está em elaboração.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.