Renato Novaes é o homenageado da Mostra de Cinema Preto Periférico de Ouro Preto

A Mostra de Cinema Preto Periférico, que acontece em Ouro Preto de 21 a 26 de outubro, anunciou Renato Novaes como o primeiro homenageado com o Prêmio Marku Ribas. O evento, idealizado no ano passado por Ben Hur Nogueira, tem como objetivo destacar produções artísticas oriundas de periferias, contadas sob a ótica dessas comunidades. Ano passado, a mostra homenageou o cineasta Helvécio Ratton, diretor de Batismo de Sangue, e o ator Carlos Francisco, que participou de filmes como Bacurau e Marte 1.

Neste ano, com intuito de reconhecer figuras que impactam o cinema brasileiro, foi criado o Prêmio Marku Ribas leva o nome do icônico músico mineiro e celebra a contribuição de artistas periféricos e negros. Renato Novaes, cuja atuação no filme Temporada (2019) trouxe grande visibilidade, será o primeiro a receber essa honraria. Ele também teve participou de Marte Um (2022), filme muito elogiado pela crítica internacional.

RENATO NOVAES: O PRIMEIRO VENCEDOR DO PRÊMIO MARKU RIBAS

Renato Novaes é o homenageado da Mostra de Cinema Preto Periférico de Ouro Preto
Novaes no filme “O dia em que te conheci”.

Renato completa neste ano 10 anos de carreira. A estreia no filme Ela Volta na Quinta (2014) rendeu-lhe o prêmio Candango de Ator Coadjuvante no Festival de Brasília. Desde então, participou de 22 produções, incluindo longas, curtas e séries, acumulando três Candangos e outras premiações. Sua carreira está fortemente ligada à produtora Filmes de Plástico, com quem já trabalhou em seis filmes.

Ao anunciar o nome de Novaes como grande destaque da Mostra de Cinema Preto Periférico, Ben Hur Nogueira ressaltou o talento emergente do ator, elogiando sua habilidade em longos planos-sequência e sua forma única de interpretar os textos. Para Ben Hur, a atuação naturalista de Renato foi um marco no cinema brasileiro.

“Renato tem essa habilidade de lidar com grandes takes longos no cinema, e eu sou apaixonado pela forma como ele interpreta os textos, especialmente em Ela Volta na Quinta, também dirigido por André Novaes. Nesse filme, há uma cena, se não me engano, de cinco minutos, em que Renato fala de maneira muito tranquila, e isso chamou muita atenção. Não à toa, ele venceu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Brasília de 2014 por esse filme“, disse Ben Hur ao Geraes.

Leia também:

Sobre a Mostra de Cinema Preto Periférico

A Mostra de Cinema Preto Periférico teve sua primeira edição em dezembro de 2023, no Cine Vila Rica, com exibições gratuitas. A segunda edição do evento promete trazer ainda mais visibilidade para as histórias e realidades das periferias brasileiras, reafirmando o compromisso de promover a diversidade no cinema nacional.

Ben Hur Nogueira compartilhou sua visão de que, até 2030, a Mostra será um dos maiores fenômenos culturais do país. Ele enxerga a premiação dessas figuras como um passo fundamental para dar voz às histórias periféricas e negras, fortalecendo o movimento cultural que resiste e floresce nas margens da sociedade.

“Tenho um projeto: até 2030, a Mostra será um dos maiores fenômenos culturais do Brasil. Não vejo isso como uma dúvida, mas como uma afirmação.Colocar uma figura como Renato Novaes à frente da Mostra é dar voz àquelas pessoas que não têm voz. O legado que a Mostra deixará para as próximas gerações é que chegou a nossa hora de contar nossas histórias“, finalizou Ben Hur.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Renato Novaes é o homenageado da Mostra de Cinema Preto Periférico de Ouro Preto”

  1. […] Renato Novaes é o homenageado da Mostra de Cinema Preto Periférico de Ouro Preto […]

Leave a Comment