A República Aquarius, de Ouro Preto, conquistou pela segunda vez o Selo Carbono Reduzido CO2, concedido pela empresa CO2 Créditos de Carbono a instituições que mensuram e compensam suas emissões de gases de efeito estufa (GEE).
O reconhecimento foi obtido durante a comemoração dos 55 anos da instituição, entre os dias 11 e 13 de outubro de 2024, quando foi realizada a medição da pegada de carbono do tradicional evento conhecido como Festa do 12. Participaram da celebração 63 ex-alunos e convidados.
De acordo com o relatório de emissões, as principais fontes de carbono identificadas foram o transporte do público (51,39%), o consumo de alimentos e bebidas (27,38%) e a distribuição de convites (9,22%), totalizando 33,68 toneladas de dióxido de carbono equivalente.
A República Aquarius reduziu parte das emissões em relação ao ano anterior por meio de ações de conscientização, como o incentivo ao uso de biocombustíveis e compartilhamento de caronas, o que diminuiu em 38,6% as emissões dessa categoria.
Leia também:
- Morte de égua vítima de maus-tratos gera comoção em Ouro Preto
- Lô Borges, um dos fundadores do Clube da Esquina, morre aos 73 anos
Para alcançar o Selo Carbono Reduzido CO2, a instituição seguiu as três etapas exigidas: mensuração, redução e compensação das emissões. Após o levantamento dos dados, a compensação foi realizada por meio da aquisição de créditos de carbono certificados pelo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) da Organização das Nações Unidas (ONU).
O projeto é considerado um dos primeiros do tipo em repúblicas estudantis de Ouro Preto e tem como meta fortalecer a conscientização ambiental entre os moradores e ex-alunos. A iniciativa posiciona a República Aquarius como referência no movimento de repúblicas sustentáveis, reforçando o compromisso com práticas ambientais e com a neutralização voluntária de emissões.
Fundada em 1969, a Associação Cultural República Aquarius é reconhecida como a maior república estudantil da América Latina. Ao longo de seus 55 anos, já formou mais de 220 ex-alunos e mantém ativa a tradição da Festa do 12, que celebra o aniversário da Escola de Minas.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
