A professora Alissandra Nazareth de Carvalho, do Departamento de Turismo e do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Patrimônio (PPGTURPATRI) da UFOP, participou da terceira edição do Festival Uaimii, em Acuruí, distrito de Itabirito, que integra a Rota Jaguara. O evento, realizado em 5 de julho, promoveu uma experiência sensorial completa, com destaque para a visita guiada à fábrica da cervejaria artesanal Uaimii, integrante da Rota Turística Jaguara.
O Festival se propôs a valorizar os saberes e sabores de Minas Gerais por meio de vivências gastronômicas e culturais que evidenciam a identidade local e o potencial turístico da região da Serra da Jaguara. A Rota Jaguara é uma iniciativa do Grupo Avante, voltada para o desenvolvimento econômico e social das comunidades da região por meio do turismo criativo e de experiência.
Embora a presença de Alissandra tenha se dado de forma individual, a participação reforça o vínculo crescente entre a UFOP e os atores da Rota Jaguara. Desde março de 2024, o Departamento de Turismo vem promovendo diálogos e discutindo propostas para fomentar a roteirização turística na Serra, com foco na valorização dos empreendedores locais e no fortalecimento das comunidades envolvidas.
Segundo a professora, eventos como o Festival Uaimii reafirmam o compromisso de seguir avançando na construção de parcerias e projetos que envolvam os territórios da Rota Jaguara. “São oportunidades de vivência que ajudam a abrir horizontes e fortalecer o turismo como caminho de desenvolvimento sustentável e criativo”, afirma.
A UFOP também integra, como cofundadora, a Cátedra Unesco de Economia Criativa e Políticas Públicas, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa. A iniciativa é coordenada pelo professor Magnus Emmendoerfer, colaborador do PPGTURPATRI, e busca ampliar o debate sobre políticas públicas e inovação social por meio das práticas da economia criativa.
Leia também:
- Barragem Xingu, em Mariana, tem nível de emergência reduzido
- Ex-prefeito de Mariana pagará R$ 5 milhões para encerrar ações na justiça

O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.