A população de Ouro Preto agora conta com uma sala especializada em reabilitação intelectual. O equipamento público foi inaugurado nesta quarta-feira (2), Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O repórter Antônio Isidoro esteve no evento da Prefeitura Municipal e trouxe as informações sobre o espaço.
A instalação desse ambiente na Cidade Patrimônio Mundial é fundamental para o desenvolvimento das crianças com dificuldades intelectuais. Antes, os jovens diagnosticados com uma das condições do Transtornos do Espectro Autista precisavam se deslocar para Itabirito para receber um atendimento. Caso esse processo atrasasse, a criança perderia meses fundamentais para o desenvolvimento da cognição.
“Nós tínhamos um grande problema, que era o início de um diagnóstico até esse paciente conseguir chegar ao CR em Itabirito. Então, às vezes, a criança perdia aí um ano ou até mais para já estar recebendo estímulos de desenvolvimento. Nós não abrimos mão da sala de Itabirito, mas vamos ter um período intermediário para dar essa assistência até a entrada no serviço de referência do Estado”, destacou o Secretário de Saúde de Ouro Preto.
Leia também:
- UFOP pagará auxílio de R$ 250 para alimentação após fechamento dos RUs
- Vereador de Ouro Preto pede que UFOP retome compras da agricultura familiar
A sala funcionará no prédio da Policlínica de Ouro Preto, na Rua Mecânico José Português (antiga UPA, no bairro São Cristóvão) e foi viabilizada por uma emenda parlamentar da vereadora Lilian França (PP). O público alvo são crianças de 4 a 12 anos, com possibilidade de expansão no futuro.
O equipamento público conta com uma equipe de profissionais da saúde multidisciplinar, que contará com psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e fisioterapeutas.
“Nós vamos cada vez mais ampliar a atenção para com as crianças que têm essa síndrome do autismo. Já temos hoje quase 200 monitores nas escolas municipais, nas 47 escolas municipais, para atendimento exclusivo das crianças com autismo, dos alunos e alunas. E vamos continuar”, destacou o Prefeito Angelo Oswaldo (PV) para o repórter Antônio Isidoro.
O Prefeito ainda destacou a decisão de inaugurar a sala em um dia tão importante para a causa;
“Nós marcamos exatamente hoje a entrega desse serviço importante da Secretaria Municipal de Saúde, ampliando a nossa atenção, o nosso cuidado, esse zelo direto para com as crianças portadoras de autismo”., destacou Angelo.
Além da Prefeitura e da Secretaria de Saúde, a Sala de Reabilitação Intelectual de Ouro Preto ainda conta com uma parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto e a APAE.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.