Criado em 2016 pelo cantor e compositor Pirulito da Vila, o Festival Samba Solidário tem a finalidade de arrecadar alimentos para as pessoas carentes e entidades de Itabirito. O evento é uma grande roda de samba onde o compositor convida vários artistas. A entrada é um quilo de alimento não perecível.
O Samba Solidário será realizado no dia 16 de novembro, às 20h, na Praça do Centenário, na Rua João Pessoa, 228, no Centro de Itabirito, com apresentação de Nonato do Samba, Régia Lopes, Nem do Samba de Rua e Pirulito da Vila. Nonato do Samba é um dos grandes parceiros de Pirulito da vila, com experiência internacional no Japão e na Coreia.
Gilmar Steferson, o conhecido Pirulito da Vila, explica que em 2023 foram doadas 82 cestas básicas e 120 litros de leite. “O evento consiste em uma grande roda de samba com convidados especiais, proporcionando o entretenimento, ao mesmo tempo que valoriza o samba e arrecada alimentação para pessoas em vulnerabilidade social”, explica.
Nesta edição, o evento tem apoio da Ferro Puro Mineração, Farid Supermercados e Prefeitura de Itabirito, com realização da Pirulito da Vila Produções.
Pirulito da Vila
Conhecido na região e, principalmente, no meio artístico, Pirulito já cantou ao lado de Arlindo Cruz, Beth Carvalho e Almir Guineto, foi gravado por nomes do samba, como Marquinho Sathan, Marina Gomes, Ricardo Barrão, Cachaça com Arnica, Zé da Guiomar, Grupo Tradição, entre outros, além de ter sido o compositor e intérprete do tema da campanha (em 2013) de 45 anos da TV Globo Minas.
Leia também:
- Repactuação de Mariana prevê R$ 6 bilhões para 49 municípios; entenda a questão
- Em Bento Rodrigues, atingidos criticam repactuação de Mariana
Samba Solidário
1a Edição Samba Solidário (2016) – Pirulito da Vila, Dona Jandira, Joazito e a parceria, Fabinho do Terreiro, Evair Rabelo, Silvia Gomes, Fernando Bento, Letícia Garcia, Mará do
Pandeiro e Waldir Alkimia
2a Edição Samba Solidário (2017) – Pirulito da Vila,cRicardo Barrão, Roonei Bixo Solto, Letícia Garcia, Tindolelê, Samba Black Music, Tibães e JC Samba.
3a Edição Samba Solidário (2018) – Pirulito da Vila,cCinara Ribeiro, Fabinho do Terreiro, Ricardo Barrão, Fernando Bento, Ugueto, Letícia Garcia, JC Samba e Raí Gabriel
4a Edição Samba Solidário (2022) – Pirulito da Vila, Acir Antão, Marina Gomes, Waldir Alkimia, Gugu de Souza e Tindolele
4a Edição Samba Solidário (2023) – Pirulito da Vila, André Vitorino, Dóris, Ricardo Barrão e Preto Fi
O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.