Um dos mineiros mais célebres de todos os tempos, Santos Dumont (1879-1932) é homenageado em Ouro Preto com a exposição ‘Nas nuvens com Dumont: 151 anos do Aeronauta’, em cartaz do dia 6 a 25 de agosto na Galeria do Museu Casa dos Contos, em Ouro Preto. Santos Dumont e sua família viveram em Ouro Preto, onde seu pai construí uma residência que se mantém vivida e restaurada até os dias de hoje.
Com entrada gratuita, a mostra apresenta em linha cronológica as principais fases na vida pessoal e na carreira profissional do inventor, a partir de informações levantadas pelo físico Henrique Lins de Barros, um dos maiores estudiosos sobre o legado de Dumont.
“O público poderá conferir ainda uma coleção de 15 miniaturas de aeronaves criadas por Dumont e reproduzidas manualmente por Henrique”, adianta o curador Rodrigo Câmara.
Considerado o pai da aviação e consagrado na história da humanidade por ter sido o primeiro a colocar um avião no ar sem qualquer suporte, Santos Dumont também assina projetos que antecederam o 14-bis e ajudaram no avanço do transporte aéreo em diversas frentes.
Diferentes obras inspiradas em projetos de Dumont são apresentadas pelo artista ouro-pretano Zé do Arame, que produziu para exibição 17 aeronaves feitas com fios de arame dobrados. As réplicas incluem o famoso Balão nº 6, modelo de zepelim que Dumont usou para contornar a Torre Eiffel, em Paris, num distante outubro de 1901 – a reprodução de Zé do Arame alcança 2,5 metros de comprimento.
A exposição contextualiza os 151 anos do aeronauta com costumes e a moda da época, trazendo a leveza de uma época de ouro.
Exposição ‘Nas nuvens com Dumont: 151 anos do Aeronauta’
Em cartaz até 25 de agosto.
Aberto de terça a domingo, das 10h às 16h
Entrada gratuita
Leia também:
- Confira: concurso com 50 vagas de emprego disponíveis em São Francisco de Paula
- Tarifa do pedágio da BR-040 vai duplicar de valor
Casa onde morou Santos Dumont em Ouro Preto
Belo casarão construído por Henrique Dumont, pai de Alberto Santos Dumont em Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Henrique Dumont formou-se em engenharia civil em Paris. A casa, em estilo chalé, na qual viveu Henrique Dumont, esposa e os oito filhos, entre eles Alberto Santos Dumont, o pai da aviação. O casarão está situado no bairro do Rosário, junto a ponte do Caquende, a mais antiga do Centro Histórico de Ouro Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Localizada dentro do Centro Histórico de Ouro Preto, é a única que tem uma área de terreno que permite acesso a 150 veículos. Possui ao longo de suas divisas, muros em pedra de quartzito com largura de 0,60 m de alturas variadas. O terreno tem dois platôs planos em níveis diferentes e com uma rampa de acesso de veículos. Na parte frontal do casarão vislumbramos 4 (quatro) estátuas de louça tipo faiança portuguesa, representando as quatro quatro estações.
O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.
[…] Santos Dumont ganha exposição no Museu Casa dos Contos […]
[…] ago 3, 2024 Redação 0 […]
[…] Santos Dumont ganha exposição no Museu Casa dos Contos […]