Em comemoração ao dia mundial da água, dia 22 de março, Ouro Preto contará com ampla programação da Semana da Água para suscitar a reflexão em torno das águas no município. A cidade faz parte das bacias mais representativas do país, sendo um importante polo hidrográfico para região. Assim, para além da programação local, a Semana contará com eventos da Bacia do Rio Piracicaba (que faz parte da Bacia do Rio Doce) e da Bacia do Rio das Velhas (que faz parte da Bacia do São Francisco).
Do lado do Doce, no dia 18, aconteceu no Anexo do Museu da Inconfidência o lançamento da “Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio”, que percorrerá 21 municípios iniciando pela nascente da Bacia do Piracicaba, inserida em Ouro Preto. Do Lado do Velhas, que Ouro Preto também é nascente, no dia 21, o Subcomitê Nascentes lançará o Programa de Conservação e Produção de Água na Bacia do Rio Maracujá, em Cachoeira do Campo. Tanto a Expedição quanto o Programa possuem, como um de seus objetivos, traçar o diagnóstico real das águas e suas regiões.
Também como parte da Semana a Prefeitura de Ouro Preto entregará a reforma da portaria do Parque Natural Municipal das Andorinhas. Confira a programação no Instagram da Secretaria de Meio Ambiente, nas redes sociais e no site da Prefeitura de Ouro Preto.
Leia também: Morador é suspeito de desviar mais de R$ 450 mil reais de república em Ouro Preto
Por que é comemorada a Semana da Água?
No dia 22 de março de 1992, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a ECO-92. A data foi criada com o objetivo de alertar a população mundial acerca da importância da preservação hídrica para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. De lá para cá, as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria ONU, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.
Portanto, a Semana da Água visa conscientizar sobre o uso racional da água e sua preservação são fundamentais para garantir qualidade de vida para a nossa geração e para as futuras. Pequenas atitudes de cada cidadão são fundamentais para a preservação desse recurso natural. Faça uso consciente da água!
Leia também: “Se a Saneouro sair, é colapso total” dispara superintendente da empresa
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.