O cantor Silva será a grande atração da última edição do ano do Programa Sílabas e Sons, que acontece nos dias 19 e 20 de novembro, às 20h, no Museu de Mariana e no Museu Boulieu, em Ouro Preto. O bate-papo musical é uma oportunidade única para vivenciar a música e conhecer a trajetória de um dos grandes nomes da nova MPB em cenários históricos carregados de cultura.
O bate-papo musical com a condução e curadoria do professor Decano da PUC Rio, Júlio Diniz, conta também com a participação da Orquestra Jovem de Ouro Preto. O Programa Sílabas e Sons é realizado pela Aurum Produção e Eventos, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo e com o Governo do Estado de Minas Gerais.
Esta é a segunda passagem do Silva pelo Programa Sílabas e Sons. Em maio deste ano, o multiartista esteve no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha (ES), onde encantou milhares de fãs com seus sucessos e carisma.
Silva se dedica intensamente a construir novos caminhos entre tempos e estéticas musicais diferentes. Cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista, tem seis álbuns autorais, turnês nacionais e internacionais, releituras e parcerias com grandes nomes da música que o levaram à indicação do Grammy Latino. Seu último lançamento, “Encantado” (2024), traz participações de Arthur Verocai, Jorge Drexler, Leci Brandão, Carminho, Marcos Valle e Gabriela Leite.
Os ingressos podem ser retirados gratuitamente pela plataforma Sympla. O Programa incentiva a ação solidária de doação de 1kg de alimento não perecível ou um brinquedo por participante, que serão destinados à Campanha de Natal da Polícia Militar na região.
Silva
Silva lançou em 2012 o primeiro EP, 2012 com seis canções, focado no indie pop. Ainda no mesmo ano, lança seu primeiro álbum, Claridão, pela gravadora SLAP, selo da Som Livre. Em 2014, lançou seu segundo álbum de estúdio, intitulado Vista pro Mar, que teve como convidada a cantora Fernanda Takai na faixa “Okinawa”. Vista pro Mar foi eleito o oitavo melhor disco nacional daquele ano pela Rolling Stone Brasil. Em 2015, Silva lançou a canção “Noite”, com participação de Lulu Santos e Don L, presente no primeiro álbum ao vivo do cantor, Vista pro Mar (Ao Vivo) (2015). No dia 06 de novembro de 2015, o cantor lança o primeiro single oficial de seu terceiro álbum de estúdio, Júpiter (2015), intitulado “Eu Sempre Quis”. O álbum ainda gerou os singles “Feliz e Ponto” e “Sufoco”.
Em 2016, redirecionou sua carreira para a MPB e lançou a turnê Silva Canta Marisa, com repertório de Marisa Monte. No mesmo ano é lançado o quarto álbum de estúdio do cantor, intitulado Silva Canta Marisa, com o repertório da turnê e uma nova canção, “Noturna (Nada de Novo na Noite)”, composta e cantada em parceria com a própria Marisa. Em outubro de 2017 foi lançada o segundo álbum ao vivo do cantor, Silva Canta Marisa Ao Vivo. Em 2018, Silva esteve em turnê com o álbum Brasileiro, apresentando-se em dezenas de cidades de todo Brasil e Portugal. Em 2019, lançou o single “Um Pôr do Sol na Praia” com a cantora Ludmilla. Em novembro do mesmo ano, lançou o álbum Bloco do Silva (Ao Vivo), com regravações do gênero axé, frevo e MPB.
Em janeiro de 2020, foi lançado o single “Pra Vida Inteira” com a cantora baiana Ivete Sangalo. Silva lançou em 22 de maio de 2020 o álbum Ao Vivo em Lisboa, gravado no Cineteatro Capitólio de Lisboa, em Portugal. Em 11 de dezembro de 2020, Silva lançou o sexto álbum de estúdio, intitulado Cinco.
Em maio de 2024, anunciou seu sétimo álbum de estúdio Encantado, que conta com capa do artista plástico Elian Almeida. O álbum marca o retorno de Silva à gravadora Som Livre.
Leia também:
- Fóssil humano de mais de 10 mil anos faz parte do acervo do Museu de Ciência e Técnica da UFOP
- Homem morre após ser atacado por pitbull em Congonhas
O Sílabas e Sons
O Programa Sílabas e Sons, desde de 2022, já impactou milhares de pessoas e promoveu encontros com renomados artistas e o público, como Zezé Motta, Toni Garrido, Leila Maria, Elisa Lucinda, Jorge Vercillo entre outros no Museu Boulieu, na cidade de Ouro Preto, no Museu de Mariana, rota do turismo histórico de Minas Gerais e no Parque Cultural Casa do Governador, em Vilha Velha no Espírito Santo.
Em cada encontro mensal o programa aproxima o público da trajetória de nomes consagrados por meio de um bate-papo descontraído entremeado de performances e canções. O programa é um convite para que o público se aproxime da trajetória desses artistas, suas histórias de vida, curiosidades sobre a carreira, revelando suas opiniões e valores, possibilitando o diálogo direto, dinâmico e produtivo com o público.
Ao contar com a mediação de Júlio Diniz, pesquisador, ensaísta e professor decano da PUC Rio, o projeto tem como objetivo ampliar a compreensão da trajetória bem-sucedida, mostrando também o trabalho árduo que acontece por trás dessas carreiras, desmitificando muito da aura que cerca a profissão do artista.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Pelo quarto ano consecutivo é o maior apoiador da Cultura no Brasil, patrocinando e fomentando projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.
Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país em com investimento de mais de R$ 1 bilhão em recursos próprios da Vale e via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org
Serviço
Bate-papo musical com Silva e Júlio Diniz participação Orquestra Jovem de Ouro Preto – Programa Sílabas e Sons
Data: dia 19 de novembro no Museu de Mariana – dia 20 de novembro no Museu Boulieu
Horário: às 20h
Local: Museu de Mariana (Mariana – MG) / Museu Boulieu (Ouro Preto – MG)
Ingressos Solidários no SYMPLA
Museu de Mariana:
https://www.sympla.com.br/evento/silabas-e-sons-bate-papo-com-silva-museu-de-mariana/2704405
Museu Boulieu:
O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.