Desde que a atual gestão assumiu a Prefeitura de Ouro Preto, houve inúmeras melhorias nos serviços públicos municipais. O Posto do Sine, foi reestruturado, modernizado e passou a ser melhor assistido pelo executivo.
Sob a coordenação de Guilherme de Jesus, anterior a gestão Ângelo Oswaldo, o Posto alcançou números substanciais para o desenvolvimento econômico da cidade. Trazendo números significativos para Ouro Preto.
+ Ouro Preto é líder em criação de novos empregos na região
Com as ações da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, em 2022, Ouro Preto atingiu a marca de 1.800 novos postos de trabalho. Com esses números, o município ficou à frente das demais cidades da Região dos Inconfidentes.
Dessa forma, anualmente, a Sedese, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, estipula metas para os postos do Sine, determinando caminhos e metas. De acordo com o relatório de 2022, o Sine de Ouro Preto realizou mais de 17.000 atendimentos, ofertou 2.545 vagas (a meta era 279). Também foram encaminhados mais de 4.000 trabalhadores, superando em 280% a meta estabelecida. Cerca 404 pessoas fora inseridas no mercado de trabalho, e 689 se cadastram no sistema. O que é bastante substancial para que a Prefeitura possa criar ações como oficinas e cursos de capacitação para a população.
+ Confira mais de 700 vagas de emprego em Ouro Preto, Mariana, Itabirito e Congonhas
O balanço em Ouro Preto
Além desses dados, o Sine apresentou um comparativo da atuação do Posto no período de 2015 até 2022. No qual, observa-se uma melhora crescente na atual gestão municipal.
De acordo com o relatório comparativo, percebe-se que crescimento expressivo dos números, o que reflete de forma positiva na atual situação do município. Assim, os atendimentos tiveram um aumento de 89,4% (8.392 a mais), o número de colocados em 2022 foi de 404, bastante superior em relação a 2015 (52 colocados). Além disso, outro dado positivo refere-se às novas requisições de seguro-desemprego, que reduziram 63,2% em 2022, demonstrando uma estabilidade nos postos de trabalho.
Ainda, de acordo com o comparativo, o Sine conseguiu aumentar em 845% o número de vagas ofertadas e encaminhou 3.111 trabalhadores a mais do que em 2015, um total de 336%. Todos esses dados atestam a melhoria na atuação do Sine na sede e nos distritos de Cachoeira do Campo e Antônio Pereira, em que são mantidos postos auxiliares de atendimento.
As secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Desenvolvimento Social trabalham juntas proporcionando suporte ao Sine nas atividades de capacitação de trabalhadores e no estabelecimento de parcerias com empresas para divulgação de vagas. Além disso, o suporte do Sine junto ao Programa Jovens de Ouro 2.0 tem sido fundamental para inserção de jovens no mercado de trabalho.
Mais informações sobre vagas disponíveis, como cadastrar sua empresa e/ou contatos, acesse o link: https://ouropreto.mg.gov.br/sine/.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na Real FM pela editoria de esportes e é apresentadora do Papo de Bola (Escola da Bola) e da Live Jay Sports.