Em Mariana, foi iniciado na última segunda-feira (9) o processo de restauração dos quatro sinos da torre direita da Catedral. A intervenção é realizada pela oficina do sineiro Manoel dos Sinos e finaliza o longo processo de restauração da Sé, iniciado em 2016.
A restauração envolve o nivelamento e balanceamento dos sinos, lubrificação e limpeza geral, fixação dos badalos com couro, substituindo as cordas, instalação de cabos de aço de segurança para evitar quedas, substituição dos badalos em dois dos sinos e pintura.
Leia também:
Com a restauração, Mariana entra no período da Quaresma com os sinos de sua principal igreja funcionando plenamente, dando continuidade a uma tradição que perdura desde a fundação da cidade. No município, tanto os sinos quanto o toque são registrados e tombados como bem cultural.
O processo está sendo realizado com recursos do Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural (FUMPAC), vinculado ao Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAT) e à Secretaria de Cultura e Turismo. Os valores foram viabilizados após a contratação do projeto pela Paróquia Nossa Senhora da Assunção e aprovação pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
“Os sinos são a voz da assembleia que responde a Deus, no tempo de alegria com o toque solene e, na tristeza, com o toque fúnebre. Por isso, temos o desejo de cuidar desse patrimônio”, afirmou o pároco e reitor da Catedral, padre Geraldo Buziani.
De acordo com o padre, ainda que há outros sinos na cidade que necessitam de intervenções semelhantes, mas a escolha por iniciar pelos da Catedral se deu pela sua importância para Mariana. Tradicionalmente, os sinos tocam três vezes ao dia, além de marcar períodos importantes para os católicos, como a Quaresma, as festas dos santos e o falecimento de papas e bispos.
Além disso, para a realização da Semana Santa de 2026, também já foi autorizada a liberação de recursos destinados à manutenção dos aspectos culturais das celebrações, como a confecção dos tapetes devocionais, que atraem grande número de turistas e visitantes, alcançando a ocupação máxima dos hotéis da cidade.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
