Os moradores do distrito de Brumal, em Santa Bárbara, passaram por momentos de terror na tarde desta terça-feira (29). Por volta de 14h, as pessoas da localidade precisaram deixar suas casas após o despertar de uma sirene informando o suposto risco de rompimento da barragem Córrego do Sítio, da mineradora AngloGold Ashanti.
Tudo não passou de um alarme falso, já que a sirene foi disparada de forma equivocada e sem necessidade. No entanto, foi suficiente para deixar moradores ansiosos, crianças chorando e mais de 200 pessoas reunidas no ponto de encontro.
Leia também:
O que diz a AngloGold Ashanti
Em nota, a mineradora informou que a barragem está segura e estável. A AngloGold também lamentou o ocorrido e pediu desculpas.
“Informamos que, nesta terça-feira, 29 de outubro, próximo das 14h, houve o acionamento indevido de parte das sirenes do sistema de comunicação de emergência das barragens de CDS, localizadas em Santa Bárbara e Barão de Cocais (MG).
Lamentamos pelo acionamento equivocado do sistema de emergência e pedimos desculpas aos moradores da região.
A empresa está entrando em contato com as lideranças comunitárias e os órgãos públicos competentes. Também estamos avaliando os motivos do acionamento indevido.
Reforçamos que as barragens estão seguras e estáveis.
Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso canal de relacionamento: 0800 72 71 500”
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!