A banda de Ouro Preto Tales of Carnivale lançou um álbum recheado de homenagens à Cidade Patrimônio Mundial e as memórias afetivas que permeiam a musicalidade afro-brasileira e mineira, com uma miscelânea de estilos, que perpassam o pelo frevo, maracatu, baião e congado. O trabalho foi idealizado por Rômulo de Paula, músico compositor do grupo.
Gravado de forma 100% analógica (em fita) no ForestLAB Studio (Petrópolis/RJ), o álbum conta a história do avô de Rômulo, Seu Manel — que escapou da escravidão em São Paulo e se estabeleceu em Ouro Preto —, o álbum narra, em 7 faixas (55 minutos), uma saga de libertação, desde a chegada ao Brasil (com trechos do poema “O Navio Negreiro”, de Castro Alves) até a construção de uma nova vida. A obra também incorpora lendas locais, como Mãe do Ouro, Chico Rei e o pássaro Sankofa.


Leia também:
- Mariana: Atendimento odontológico de urgência é transferido para UPA
- Mariana leva tradição da Semana Santa à Praça da Liberdade, em BH
A arte da capa foi a última obra do artista ouro-pretano Júlio César Marques (in memoriam), feita no antigo galpão da escola de samba Sinhá Olímpia.
Em 2025, a banda — formada por Rômulo (guitarra), Luiz Fernando (voz), Sancho (baixo) e Saulo Fagundes (bateria) — prepara uma turnê em Minas Gerais e a gravação de novo material, também em fita.
Ouça o album completo abaixo.
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/@TalesofCarnivale
Instagram: https://www.instagram.com/carnivaleop/
Contato: (31) 989353187 – Rômulo de Paula
Email: carnivaleop@gmail.com
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.