Um levantamento feito na Ouvidoria da Prefeitura de Mariana mostrou que 78% dos usuários do transporte público afirmaram ter sentido um impacto positivo em sua vida com a implantação do Tarifa Zero, projeto que garante a passagem de ônibus gratuita dentro do município. Outros 12% disseram terem sido impactados negativamente com a iniciativa e 10% se apresentaram indiferentes. A pesquisa coletou 1200 entrevistas de 16 a 21 de setembro deste ano e o estudo possui uma margem de erro de 3%.
Das 1200 pessoas entrevistadas, 79% afirmaram que andam em apenas um ônibus nos deslocamentos e 21% disseram que pegam um veículo ou mais. Quanto à satisfação sobre o Tarifa Zero, 40% afirmaram ser um projeto ótimo, 24% bom, 25%, regular, 8% ruim e 3% péssimo.
Na pesquisa, 69% das pessoas afirmaram que não teriam outro modo de deslocamento, 13% disseram ter automóvel, 5% possuem moto e 13% têm condições de utilizar táxi ou transporte por aplicativo.
“Uma ação acertada, idealizada em nossa gestão, que mudou a realidade das pessoas que realmente necessitam do coletivo em Mariana. Uma política pública que se tornou referência para dezenas de cidades, que estudam a possibilidade e tem Mariana como um exemplo a ser seguido. Nas informações, é possível ver a relevância. A utilização para o trabalho e a quantidade que o trabalhador utiliza o serviço diariamente e semanalmente. Hoje, as pessoas podem reverter esses valores para educação, para colocar mais alimento na mesa, para momentos de lazer. Existe, também, a parcela dos usuários que antes não conseguia utilizar o transporte pago e, agora, tem a oportunidade de acessar, com mais qualidade de vida, os postos de saúde, equipamentos de lazer, cultura, dentre vários outros. Como vereador, acompanharei e cobrarei para que as melhorias sejam feitas nos pontos que merecem atenção. “, disse o vereador Juliano Duarte (Cidadania), que implementou o Tarifa Zero ainda como prefeito interino da Primaz de Minas.
Pontos negativos
O levantamento também mostrou que 54% dos usuários do transporte público de Mariana considerou péssima a lotação dos ônibus. Outras 19% disseram ser ruim, 14% regular, 10% bom e 3% ótimo.
Outro destaque negativo foi a de pontualidade dos serviços, tendo 27% que considerou ruim, 24% regular, 20% bom, 20% ótima e 9% péssima.
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Pontos regulares
Os pontos que foram considerados regulares pela maioria dos usuários foram:
- Conservação e limpeza (31%);
- Altura dos degraus (44%);
- Adequação para pessoas com deficiência (28%);
- Habilidade e cuidado do motorista (34%)
- Espera do motorista para completar o embarque e desembarque (33%)
- Tempo de viagem no interior do veículo (34%);
- Frequência do quadro de horários disponíveis (30%).
Utilização por bairro
De acordo com o levantamento, os moradores do bairro Rosário são os que mais utilizam o transporte público em Mariana, representando 34% dos usuários. Em seguida, aparecem os residentes do Cabanas, com 30%. Confira o gráfico completo:
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
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