Na próxima sexta-feira (30), inicia-se a propaganda eleitoral gratuita com a exibição dos programas de rádio produzidos pelos candidatos à Prefeitura de Ouro Preto. Neste ano, a diferença de tempo para as alianças será significativa, pois a Justiça Eleitoral define a minutagem com base no número de partidos presentes em cada grupo.
Nas eleições de 2024, quatro candidatos disputam a chefia do Executivo municipal. Em busca da reeleição, Angelo Oswaldo (PV) e Regina Braga (PSD) lideram a aliança “Ouro Preto no Rumo Certo”, que conta com o maior número de partidos, totalizando 10 siglas: PP, PDT, AGIR, PSB, PSD, AVANTE, SOLIDARIEDADE e a Federação Brasil da Esperança, que inclui PT, PV e PCdoB.
Leia também:
- Vereador do PSDB não apoia Duarte Jr. e segue campanha solo em Ouro Preto
- Aberto processo eleitoral do Conselho dos Direitos da População LGBTQIAP+ de Ouro Preto
Com isso, a candidatura à reeleição de Angelo Oswaldo e Regina Braga terá o maior tempo de veiculação, com 5 minutos e 11 segundos por dia, mais do que o dobro do tempo concedido à segunda chapa com mais tempo.
Em seguida, vem a aliança “Ouro Preto Livre”, formada pelos partidos PL, DC e Mobiliza, com Pastor Mazinho (PL) e Professor Geraldo (DC) como candidatos. Esta aliança terá 2 minutos e 36 segundos de tempo para seus programas.
Na terceira posição, Duarte Júnior (Republicanos) e Denilson de Cachoeira do Campo (PSDB), com a aliança “Ouro Preto Merece Mais”, que reúne PSDB, Republicanos, Cidadania e PRTB, terão 1 minuto e 37 segundos para apresentar suas propostas.
A chapa com menos tempo é a de Du Evangelista (PSOL) e Genivaldo Ponte Nova (Rede). Com apenas esses dois partidos formando a aliança “Muda Ouro Preto”, a Justiça Eleitoral determinou 36 segundos de veiculação para os candidatos.
TEMPO DE RÁDIO PARA OS CANDIDATOS À VEREADOR EM OURO PRETO
A propaganda eleitoral para os cargos do Executivo será exibida em dias alternados em relação aos programas dos candidatos a vereadores. Os concorrentes ao legislativo terão um tempo proporcional de acordo com suas alianças. Assim, o grupo “Ouro Preto no Rumo Certo” terá pouco mais de 5 minutos, enquanto a aliança “Muda Ouro Preto” contará com pouco mais de 30 segundos para apresentar seus candidatos.
A diferença no número de inserções diárias nas rádios reflete a força de cada aliança. A chapa da situação terá 1.525 inserções diárias, enquanto o grupo de Pastor Mazinho terá 764 e a aliança de Duarte Júnior terá 478 inserções. A chapa de Du Evangelista terá 171 inserções.
Ao todo, a aliança “Ouro Preto no Rumo Certo” terá 762 minutos exclusivos para seu grupo durante o período eleitoral, “Ouro Preto Livre” terá 382 minutos, “Ouro Preto Merece Mais” terá 239 minutos e “Muda Ouro Preto” contará com 85 minutos de inserções.
O horário eleitoral gratuito será veiculado às 7h e às 12h nas rádios de todo o país.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Confira o tempo de rádio dos candidatos à Prefeitura de Ouro Preto […]
[…] sendo, o Jornal Geraes publicou duas matérias sobre o pleito. A primeira, repercute o tempo de rádio de cada aliança. A segunda, é uma reportagem abordando a coletiva de imprensa de lançamento da campanha do Pastor […]
[…] sendo, o Jornal Geraes publicou duas matérias sobre o pleito. A primeira, repercute o tempo de rádio de cada aliança. A segunda, é uma reportagem abordando a coletiva de imprensa de lançamento da campanha do […]
[…] sendo, o Jornal Geraes publicou duas matérias sobre o pleito. A primeira, repercute o tempo de rádio de cada aliança. A segunda, é uma reportagem abordando a coletiva de imprensa de lançamento da campanha do […]