A primeira edição da Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente de Itabirito e Ouro Preto aconteceu na última sexta-feira (13) em Itabirito. Na ocasião, os municípios se comprometeram com ações de restauração e preservação da Mata Atlântica.
Em Minas Gerais, serão plantados cerca de 7 milhões de mudas, conforme acordado pelo Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud).
De acordo com o divulgado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), entre novembro de 2023 e junho de 2024, já foram contabilizados o plantio de cerca de 840 mil mudas de espécies nativas do bioma no estado. O tratado prevê o compromisso dos estados na restauração de 90 mil hectares do bioma até 2026, e o acordo de plantar 100 milhões de mudas nativas.
Leia também:
Assim como publicado pela Agência Minas, o comprometimento dos municípios foi elogiado na ocasião.
“Ao realizarem ações de plantios e promoverem a restauração ambiental, Itabirito e Ouro Preto fortalecem as ações para a disponibilidade de água, no combate à crise climática, além de formarem corredores ecológicos com os plantios em ambos os municípios”, comentou Diogo Franco, subsecretário de Gestão Ambiental da Semad.
“Os municípios têm muito a contribuir, seguindo o exemplo de Ouro Preto e Itabirito, por meio do Programa Virada Ambiental de Itabirito”, afirmou Ricardo Campelo França, superintendente de Gestão Territorial Ambiental e Instrumentos Econômicos da Semad.
O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Minas Gerais (Sisema), é o sistema de regularização ambiental estabelecido por lei responsável por monitorar essas ações e o cumprimento das metas estabelecidas.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
[…] Itabirito e Ouro Preto aderiram ao Tratado da Mata Atlântica […]