Na última semana, foi realizado o Workshop de Revisão do Plano de Apoio à Diversificação Econômica (PADE), com a participação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto (CONDES), setor produtivo, sociedade civil, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Instituto Federal Minas Gerais Campus Ouro Preto (IFMG).
De acordo com Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, o PADE é uma política pública pioneira criada em 2021 para impulsionar a economia de Ouro Preto. “Nós avaliamos todos os resultados do PADE, grandes resultados positivos de uma política pública para a diversificação econômica, geração de emprego e renda do município de Ouro Preto. Estamos também fazendo uma revisão de algumas ações para os próximos quatro anos”, afirma.
Jorge Adílio, presidente do CONDES, explica que alguns eixos tiveram o nome trocados e foi incluído o eixo da economia criativa. “Foram debatidas ações e oportunidades de Ouro Preto na diversificação da economia. Foi uma tarde muito produtiva, discutindo a revisão do PADE. Eu acho que o Ouro Preto ganha muito com isso, muito além daquilo que nós já realizamos com esse plano”, explica.
Entre as mudanças, o eixo de aproveitamento de rejeitos teve seu nome alterado para Economia Verde, um modelo econômico que busca o desenvolvimento sustentável, que tem como objetivo reduzir os riscos ambientais e a escassez de recursos naturais. Jorge explica que a minuta do workshop será analisada na próxima reunião do CONDES para deliberar sobre as mudanças.
Leia também:
- Ônibus da Pássaro Verde tomba em Itabirito e deixa feridos
- Corpo de jovem desaparecida há 10 dias é encontrado em Mariana
Dessa forma, o CONDES vai avaliar sobre a mudança dos eixos do PADE:
- Agropecuária e Desenvolvimento Rural
- Economia Verde
- Empreendedorismo e Inclusão Produtiva
- Inovação e Tecnologia
- Turismo
Além dos eixos citados, foi proposta a inclusão do sexto Eixo Estratégico relativo à Economia Criativa
O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.