São Bartolomeu recebe o Trio Parada Dura em agosto

Até o ‘telefone mudo’ já sabe: o Trio Parada Dura se apresentará na Festa do Divino Espírito Santo em São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto. O evento acontece no dia 25 de agosto e tem o organização da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

No município de Ouro Preto acontecem, atualmente, duas Festas do Divino: a de Lavras Novas e a de São Bartolomeu. Embora situadas em um mesmo território – Ouro Preto – essas festas são organizadas por setores diferentes (em Lavras Novas pela Irmandade e em São Bartolomeu, pela comunidade representada pelos festeiros), possuem formas específicas de angariar fundos e prestar homenagens à divindade (em Lavras Novas ocorre a “marujada” e em São Bartolomeu há a Folia do Divino).

Trio Parada Dura se apresenta em São Bartolomeu

Fonte: Bárbara Pereira Mançanares, Iphan.

Histórico do distrito

São Bartolomeu é um distrito muito conhecido como a terra dos doces artesanais. A tradição dos doces de frutas possui registro como patrimônio imaterial de Ouro Preto desde 2008. Entre os produtos, o mais famoso é a goiabada cascão. Outro traço local importante é a religiosidade de seu povo, que tem o santo que dá nome ao local como padroeiro: São Bartolomeu, celebrado em agosto, juntamente com a Festa do Divino Espírito Santo.

O distrito ainda possui um belo casario setecentista, sendo que algumas dessas casas contam com oratórios públicos inseridos nas construções. As belezas naturais de São Bartolomeu também devem ser destacadas, já que a localidade fica às margens do Rio das Velhas e é cercada pelo Parque Estadual do Uaimii, possibilitando passeios nas trilhas e cachoeiras ao redor da localidade.

Leia também:

O TRIO PARADA DURA

O Trio Parada Dura é um renomado grupo de música sertaneja formado em Minas Gerais em 1971. Alcançaram sucesso nacional em 1981 com o álbum “Último Adeus”, destacando as músicas “Fuscão Preto” e “Arapuca”. Receberam 11 discos de ouro e 3 de platina ao longo de sua carreira. O grupo passou por várias formações, sendo a segunda, com Mangabinha, Creone e Barrerito, a mais icônica. Após um acidente em 1982, Barrerito ficou paraplégico, mas retornou ao grupo em 1983. Em 2020, a morte de Parrerito devido à COVID-19 marcou o fim da sétima formação. Atualmente, o trio continua ativo com a oitava formação, composta por Creone, Xonadão e Leonito.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment