O programa de extensão universitária “Coletivo Cultural Tecendo Saberes: ampliando as ações do Centro Cultural do Bairro Piedade” da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) realiza a seleção de bolsistas e voluntários.
Quatro vagas são oferecidas para os projetos “Ameopoema” e “O Lúdico para Crianças”. A saber, sendo duas vagas remuneradas e duas voluntárias. Já o projeto de extensão “Oficina de Informática Básica para a Comunidade” oferta uma vaga para voluntariado.
Para fazer sua inscrição, acesse o formulário eletrônico. O prazo é até às 13h desta sexta-feira (14).
Leia mais: Prefeitura de Ouro Preto institui estacionamento rotativo
Leia mais: Mariana recebe Mostra Internacional de Teatro de Bonecos; veja a programação
O projeto Ameopoema da UFOP
O Ameopoema, coletivo de artistas de rua de Ouro Preto, nasceu em 2009 com o intuito de reunir as produções artísticas e promover a troca de técnicas entre os poetas que trabalhavam com arte nas ruas do município. Agora, em 2021, o coletivo passa a atuar junto com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e assume o caráter extensionista.
Desse modo, o objetivo central do Ameopoema é promover oportunidades de acesso cultural, artístico e educacional para os estudantes da rede pública de ensino na cidade. POr consequência, o projeto atua, também, no enfrentamento e prevenção da evasão escolar. Co efeito, na visão do técnico-administrativo da Escola de Medicina Gemirson de Paula, um dos representantes do projeto, a extensão pode ajudar os alunos do Ensino Fundamental a percorrerem os caminhos para chegar à universidade.
O projeto também visa a ampliação do acesso cultural e literário para a população residente em áreas pouco assistidas por serviços públicos, artísticos e culturais. Dentre as propostas trazidas pelo Ameopoema, estão atividades que buscam o estímulo à leitura, escrita, criação artística e geração de renda, além de reforço escolar.
O que são projetos de extensão?
A extensão universitária é a ação da universidade junto à comunidade para que os conhecimentos adquiridos com o ensino e a pesquisa realizados na instituição possam ser compartilhados com pessoas de fora. A articulação dos saberes acadêmicos do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade em que a universidade está inserida, interagindo e transformando a realidade social.
A extensão universitária é, portanto, uma das funções sociais da universidade com a comunidade. Ou seja, visa promover o desenvolvimento social, e ações extensionistas. De modo que levem em consideração saberes e práticas populares e garantam os valores democráticos de igualdade de direitos, respeito às pessoas e sustentabilidade.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na Real FM pela editoria de esportes e é apresentadora do Papo de Bola (Escola da Bola) e da Live Jay Sports.