Após nota sobre a qualidade da água, suspendendo as atividades acadêmicas no campus Morro do Cruzeiro, UFOP anuncia suspensão de Restaurantes Universitários (RU) em Ouro Preto e Mariana. “Os serviços do Restaurante Universitário também estão suspensos temporariamente até quarta-feira (29), em Ouro Preto e Mariana, que recebe a alimentação produzida no Campus Morro do Cruzeiro, devendo voltar à normalidade na quinta-feira (30)”, anunciou a universidade.
O Centro Acadêmico de Serviço Social solicitou o cancelamento das aulas e uma explicação sobre o funcionamento do RU ontem (27/11). Além disso, requisitou também um teste na água e nos bebedouros do ICSA e ICHS.
Leia também:
- UFOP emite comunicado sobre qualidade da água em instalações, apaga e publica outro
- UFOP suspende atividades no campus de Ouro Preto devido à qualidade da água
UFOP anuncia suspensão de Restaurantes Universitários e estudantes reagem
Sobre a situação, o CA de Serviço Social se pronunciou. Confira a publicação a seguir:
Na noite de ontem no site da UFOP, houve a postagem de uma “Nota sobre a qualidade da água no Campus da Universidade Federal de Ouro Preto Morro do Cruzeiro”, Bairro Bauxita em Ouro Preto-MG que afirmou a realização de testes em diversos pontos e logo constatou-se o comprometimento de alguns deles com relação a qualidade da água, visto que indicadores de contaminação foram detectados.
A nota recomenda, como medida preventiva, a interrupção temporária do consumo direto da água, garantindo segurança e bem estar de todos.
Entretanto, a nota aponta que a situação seria “localizada”, e discordamos neste ponto por razões objetivas e cruciais, uma vez que a alimentação oferecida nos campus da UFOP de Mariana é preparada neste mesmo local. Considerando também o recente surto de diarreia e outras doenças gastrointestinais, inclusive bacterianas, em ambas cidades Ouro Preto e Mariana, que acometeu boa parte dos alunos, quem em suma e em maioria se alimentam no restaurante universitário.
Diante da confirmação de contaminação em OP e considerando os pontos acima é de grande descaso manter as atividades sem a realização de testes também para os espaços em Mariana, a iniciativa no campus Morro do Cruzeiro partiu de alunos, pois os mesmos possuem condições objetivas e estruturais (como o laboratório) para tal. No ICSA ou no ICHS não há estrutura que possibilite tal movimentação, sendo da UFOP o dever de adotar neste momento medidas que possibilitem segurança a TODOS.
Considerando que a suspensão do RU afeta diretamente a permanência dos estudantes, sendo essa, uma das políticas públicas da UFOP o presente formulário surge para reforçar a impossibilidade de atividades sem refeição.Informamos que já enviamos um e-mail solicitando o cancelamento das aulas e uma explicação sobre o funcionamento do RU ontem (27/11). Além disso, requisitamos um teste na água e nos bebedouros do ICSA e ICHS.
Por favor, respondam ao formulário disponível no link da bio.
Nota publicada no Instagram do Centro Acadêmico de Serviço Social – Igor Mendes.
Estudantes estão mencionando a conta oficial da UFOP nos comentários, em busca de possíveis atualizações.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista em formação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Fascinada pela arte da comunicação e seus desdobramentos. Estagiária no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.
[…] UFOP anuncia suspensão de serviços dos Restaurantes Universitários em Ouro Preto e Mariana […]
[…] LEIA TAMBÉM: https://jornalgeraes.com.br/ufop-suspende-servicos-de-restaurantes-universitarios-em-ouro-preto-e-mariana/ […]