Uma revolução no combate ao HIV acaba de ser aprovada nos Estados Unidos: o Lenacapavir, uma injeção semestral que previne a infecção pelo HIV, foi autorizado como parte do esquema de profilaxia pré-exposição (PrEP). O novo remédio é considerado um marco no combate ao vírus, porque exige apenas duas aplicações por ano para oferecer uma proteção próxima de 100%.
Diferente da PrEP tradicional utilizada no Brasil — composta por comprimidos diários distribuídos pelo SUS —, o Lenacapavir é uma alternativa injetável que promete mais praticidade e maior adesão ao tratamento, principalmente para pessoas com dificuldade de manter uma rotina diária de medicação.
Leia também:
A injeção preventiva contra o HIV foi aprovada para uso em adultos e adolescentes com mais de 35 quilos, que ainda não tenham sido infectados pelo vírus. O medicamento atua impedindo que o HIV entre nas células do sistema imunológico, bloqueando a infecção antes mesmo que ela aconteça.
De acordo com especialistas, essa novidade representa um avanço significativo na luta contra o HIV, especialmente entre grupos vulneráveis, como homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo e pessoas com múltiplos parceiros.
No Brasil, ainda não há previsão para a aprovação do Lenacapavir pela Anvisa. No entanto, a expectativa é que o país acompanhe a tendência global e possa, em breve, oferecer essa PrEP injetável de longa duração.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.

[…] "Vacina" que previne infecção pelo HIV é aprovada nos EUA […]